Trump “muito desapontado” se for confirmada a reconstrução de base de lançamento de mísseis

 Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu aos relatos de que estavam em curso trabalhos de construção num local de lançamento de mísseis balísticos anteriormente desmantelado pelo regime norte-coreano. “Ficaria muito desiludido se isso fosse verdade”, declarou Trump.

Dois centros de estudos norte-americanos e a agência noticiosa sul-coreana Yonhap relataram a reconstrução parcial da estação de Sohae, cujo desmantelamento foi prometido numa primeira cimeira entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e Donald Trump, em Junho, em Singapura. 

A segunda reunião entre os dois, em Hanói, no Vietname, acabou mais cedo do que o previsto e sem acordo devido ao desentendimento sobre o grau de desnuclearização da parte de Pyongyang e do grau de alívio das sanções por parte de Washington.

Segundo os relatos sobre a reconstrução, esta teria começado ainda antes da cimeira de Hanói. “Vamos ver, ainda é muito cedo”, comentou Trump sobre as notícias dos últimos dias. “Mas ficaria muito, muito desapontado com o Presidente Kim. Não penso que vá ficar, mas vamos ver. Vai acabar por se resolver”, declarou aos jornalistas na Casa Branca.

Imagens de satélite vistas pelo centro de estudos sobre a Coreia do Norte 38 North, com sede em Washington, mostram estruturas na rampa de lançamento reconstruídas entre 16 de Fevereiro e 2 de Março, disse a analista Jenny Town à Reuters.

Num relatório não relacionado, o Center for Strategic and International Studies também mencionou imagens de satélite e concluiu que a Coreia do Norte estava a “levar a cabo uma reconstrução rápida” no local.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário