Tarrafal de São Nicolau: Delegação escolar dá luta ao abandono escolar de crianças com necessidades especiais

Os responsáveis pela educação escolar no Tarrafal de São Nicolau estão, neste momento, a travar uma luta para reduzir o abandono escolar das crianças com necessidades especiais, disse á Inforpress a delegada do Ministério da Educação, Ivanilda Spencer.

Segundo aquela responsável, há no Tarrafal de São Nicolau crianças que, “infelizmente”, por causa das suas necessidades especiais, não acompanham o ritmo normal do sistema escolar, o que tem feito com que algumas acabem por abandonar os estudos.

“Estamos nesta luta de tentar reduzir o abandono”, assegurou Ivanilda Spencer, informando que já se arrancou com o trabalho de sinalização de crianças com necessidades especiais.

A mesma fonte garante ainda que o processo contará com uma equipa multidisciplinar, que irá preparar um curriculum específico para as necessidades de cada criança.

Reforçando, aquela responsável disse que, neste momento, se está a preparar o dossiê de cada criança para, depois, se fazer a avaliação de qual curriculum se adequa melhor a cada uma.

“Esta equipa ainda não funciona em plenitude, mas acreditamos que, brevemente, isto irá acontecer”, acrescentou Ivanilda Spencer, dando conta que os professores da antiga sala de recursos é que estão a fazer este trabalho, enquanto se aguarda pela chegada de técnicos especializados em educação inclusiva.

A mesma fonte congratula-se ainda pelo facto do Tarrafal de São Nicolau ter a “sorte” que é possuir “professores sensíveis”, que apoiam o aprendizado de crianças com necessidades especiais, uma vez que se está perante um trabalho que tem de ser feito tanto pela equipa, quanto pelos próprios professores nas salas de aula.

“A intenção é acompanhar aqueles alunos dentro das salas de aula. Os nossos professores têm feito um excelente trabalho, dando o seu melhor mesmo que, por vezes, haja duas crianças numa sala de quase 30 alunos”, finalizou.

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário