Primeiro-ministro visita Israel com foco na cooperação multifacetada, mas apostando forte na agricultura

Em declarações à imprensa hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares avançou que tudo poderá ser possível nesta visita e que o interesse de Cabo Verde é estabelecer parcerias estratégicas em vários domínios.

“Cabo Verde já vem utilizando tecnologia israelita desde 1962 na dessalinização da água do mar, pelo que queremos aprofundar a cooperação nesta área e ver outras áreas em que podemos assinar acordos bilaterais”, disse.

Segundo a Inforpress, Luís Filipe Tavares, considerou, por outro lado, “importante” esta visita e adiantou que os dois países fizeram, esta semana, a apresentação dos respetivos representes diplomáticos, sendo que Carlos Veiga apresentou em Israel as cartas credencias e o representante de Israel fê-lo hoje na Cidade da Praia junto do Presidente da República.

Questionado na ocasião sobre a posição de Cabo Verde no concernente aos dois Estados, Israel e Palestina, o ministro de Negócios Estrangeiros e das Comunidades avançou que a posição do arquipélago quanto ao Médio Oriente é conhecida, pois, “o país defende a paz e o diálogo político”.

“Em relação a esta questão a nossa posição é aquela da maioria da comunidade internacional de acordo com as resoluções das Nações Unidas”, enfatizou.

Convidada ainda pelos jornalistas a falar sobre a possibilidade de Cabo Verde votar ao lado de Israel nas questões internacionais importantes, o governante adiantou que “o país quando vota nas Nações Unidas fá-lo com tranquilidade e de acordo com os interesses do arquipélago”.

Nesta matéria deixou claro que não existe nenhum compromisso por parte de Cabo Verde com nenhum país do mundo, pois, na hora do voto analisa todas as questões que estão em cima da mesa e sempre tomado a decisão mais acertada e em consonância com os interesses do país, refere o governante citado pela Inforpress.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário