Ulisses Correia e Silva quer desenvolver “relações aprofundadas” com Israel

A intenção do Chefe do Governo de Cabo Verde é “trabalhar para aumentar e fortalecer” as relações bilaterais entre os dois países, nos campos político-diplomático, económico-empresarial e técnico e cultural.

A começar pelo desenvolvimento de uma cooperação estratégica em tudo o que tem a ver com o setor agrário e rural “que é uma área que temos necessidade de encontrar soluções tecnológicas e de inovação no país, para uma agricultura mais sustentável à semelhança daquilo que existe em Israel”.

“Já temos um acordo em desenvolver uma cooperação muito forte nesta matéria, a nível de transferência de tecnologia, formação no terreno, quer para técnicos quer para agricultores, no sentido de apreenderem as novas tecnologias de produção, com forte aposta em novos métodos de irrigação, e assim ultrapassarmos o problema candente que temos todos os anos quando não chove”, avançou o primeiro-ministro, sublinhando o seu desejo em resolver em definito os problemas do mundo rural.

Outra prioridade, conforme apontou o chefe do Executivo, está associada ao desenvolvimento rural, tem a ver com o turismo rural, de natureza e adaptado as condições de produção agrícola como é o caso de Israel, país com muita experiência nesta área e com abertura em desenvolvermos programas conjuntos para melhorar a nossa capacidade de intervenção nestas matérias.

Nesta senda, Ulisses Correia e Silva fala em parceria com Israel em empreendedorismo, PME/Start-Up, “onde nos podemos cooperar recebendo transferência de experiências, assistência técnica, e melhorarmos as nossas condições de desenvolvimento, assim como criar um ambiente muito mais favorável para o desenvolvimento de pequenos negócios.

A terceira grande área de intervenção, acrescentou o primeiro-ministro, tem a ver com atração de investimentos. Aliás, muito vincado na sua agenda oficial na qual terá oportunidade de apresentar aos israelitas, as oportunidades de investimento em Cabo Verde, em diversos setores, procurando, desta forma, uma maior aproximação, “não apenas institucional ou de cooperação, mas em termos de investimentos e económico-empresarial”.

A segurança e o turismo são duas áreas que vão merecer a atenção do primeiro-ministro durante a sua visita oficial a Israel. “No turismo o nosso interesse é trocarmos experiências e aproveitarmos aquilo que é o desenvolvimento que Israel já tem em um nível muito alto, nomeadamente no turismo rural e ligado à natureza”. De acordo com o primeiro-ministro a ideia é aproveitar valências que associam a agricultura ao desenvolvimento turístico e em tudo, cujos contributos e capacitações levam a um turismo sustentável no país, particularmente nas ilhas montanhosas que é um produto turístico diferenciado do turismo do Sal e da Boa Vista.

O Primeiro-ministro encontra-se em visita oficial a Israel, de 10 a 13 de março de 2019, chefiando uma delegação ministerial composta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva, e ainda pelo Embaixador de Cabo Verde junto de Israel, Carlos Veiga.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário