Idai. Mais 40 toneladas de alimentos a caminho de Moçambique

Um avião com 22 toneladas aterrou no domingo "e há outro a caminho com mais 40 toneladas", referiu Karin Manente, que aguarda pelo descarregamento dentro de "dois a três dias".

Um dos objetivos é alimentar a população que continua isolada nas zonas alagadas pelas cheias, bem como atender a carências na província de Manica, onde a Lusa visitou um centro de abrigo no qual os beneficiários, entre os quais muitas crianças, se queixaram de falta de comida.

O PAM distribuiu hoje 4,2 toneladas de biscoitos enriquecidos, por via aérea, a quem aguarda salvamento para zonas seguras.

Fontes ligadas à operação indicam que as aeronaves em ação poderão incluir outras usualmente ao serviço de empresas privadas.
Pelo menos seis helicópteros estão ao serviço na região (quatro da África do Sul, um do PAM e outro das autoridades moçambicanas) e há expectativa de mais se juntarem às operações.

Há mais pessoas a serem salvas graças a várias organizações envolvidas nas operações, mas o número total de resgates ainda não está consolidado, acrescentou.

Muitas tiveram de deixar outros membros da família para trás, enquanto os helicópteros tentam dar prioridade aos casos mais urgentes.

Autoridades sul-africanas que apoiam as operações salvaram, só com as suas viagens de helicóptero, 40 pessoas da zona de Buzi, sobretudo mulheres e crianças.

, em número indeterminado, referiu Karin Manente, apesar das ações de salvamento em curso diariamente com helicópteros e embarcações."Ainda há populações isoladas"

Uma cidade destroçada como testemunhou o correspondente da RTP, Pedro Martins.


Na Beira, há locais com geradores próprios, mas que obrigam a custos extra com combustível, e há pelo menos uma rede (Movitel) que por vezes funciona nalguns bairros.


As operações do PAM são coordenadas a partir de um centro na Beira, onde a equipa das Nações Unidas já consegue dispor de ligação à internet, enquanto o resto da cidade continua sem eletricidade, nem comunicações.




Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário