São Nicolau: Presidente da JPAI pede mais acções de formação profissional que melhor se adequam à realidade local

Suzi Chantre, em declarações à Inforpress, lamentou o facto de a ilha de Chiqinho “não ter sido ainda contemplada” com acções de formação profissional “com mais impacto”, como se tem registado nos outros pontos do país.

“Temos visto que em todas as ilhas praticamente, o Governo tem estado a anunciar formações profissionais e a ilha de São Nicolau não está a ser contemplada, têm sido realizada algumas formações, mas de forma esporádica de três a quatro meses e para além de ser esporádicas são formações que não satisfazem a realidade da nossa ilha”, declarou.

A título do exemplo, a jovem dirigente da juventude do partido da independência indicou que, neste momento, está-se a ministrar uma formação na área pedagógica, mas que essa acção de capacitação não beneficia os jovens, isto porque, sustentou, exige “um certo nível de escolaridade” e tem o seu público-alvo.

Para Suzi Chantre, “não vale a pena” os jovens estarem a participar em acções de formação se após isso são “praticamente obrigados a deixarem a ilha” e procurar oportunidades de trabalho em outros pontos do país, porque as vertentes não se adequam à realidade local.

E para que a juventude local tenha garantias de “um futuro melhor” e com “mais oportunidades” de emprego e possam contribuir para o desenvolvimento local, sugeriu que se apostem mais em acções de formação em áreas como agricultura e turismo, que, ajuntou, são “fortes” em potenciais e que proporcionariam “mais oportunidade” de emprego na ilha.

Falta de bolsa de estudos para S.Nicolau

Outra questão que no entender desta responsável merece atenção especial por parte do Governo relaciona-se com a disponibilização de mais bolsas de estudos para que os jovens possam também ingressar no ensino superior.

“Temos dados que mostram que no ano passado apenas uma pessoa de São Nicolau foi contemplada com bolsa de estudo e pedimos mais atenção para que os nossos jovens tenham também oportunidades”, disse, frisando que a juventude local está “um pouco esquecida” pelos governantes, e tem sido “deixada para trás”.

A JPAI, adiantou por outro lado, tem traçado um leque de actividades envolvendo a juventude local para se inteirar melhor das suas preocupações e dos problemas que afectam a ilha, a desenvolver nos próximos tempos.

A nova equipa da JPAI-São Nicolau é liderada por Suzi Chantre, que é coadjuvada pelo jurista e deputado municipal, Silvano Ramos, e pelo jovem Admilson da Cruz.

A actual presidente da JPAI-São Nicolau é a segunda jovem mulher a encabeçar uma estrutura concelhia da JPAI, neste mandato, conclui a Inforpress.

Categoria:Noticias