Fogo: Professor de escola secundária alvo de processo disciplinar por alegado envolvimento com aluna

Depois de receber uma denúncia de pessoas próximas da menor, no início de Fevereiro, a direcção da escola mandou abrir um inquérito interno para averiguar a veracidade dos factos.

Na sequencia decidiu avançar com um processo disciplinar, tendo o Ministério da Educação enviado à ilha um inspector para ouvir o professor, a aluna menor e outras pessoas arroladas no caso, denunciante, professores e alunos.

Segundo uma fonte da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, o professor, além do “envolvimento amoroso” com a aluna menor de idade, terá facultado a esta o enunciado de um trabalho prático e a respectiva grelha de correcção, facto que levantou alguma suspeição.

Ouvidos pelo conselho de disciplina da escola, ficou provado, segundo a fonte, que a aluna costuma frequentar a casa do professor, factor que o próprio professor admitiu, e ficou também provado que a aluna levou o trabalho prático da casa do mesmo professor, em circunstância que carece de esclarecimento.

Contactada pela Inforpress, a direcção da escola apenas adiantou que a situação está nas mãos da inspecção do ministério e, por isso, por hora prefere não avançar com mais informações.

O professor em causa, segundo o relatório do conselho de disciplina, violou os artigos 9º, 10º e 94º do regulamento interno da escola, o artigo 12º do estatuto do aluno dos estabelecimentos públicos do ensino secundário e o artigo 6º do estatuto da carreira do pessoa docente, nomeadamente dos deveres profissionais.

Este último artigo estabelece no ponto 2 aliena b) “colaborar com todos os intervenientes da comunidade educativa, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo, em especial entre docentes, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente”.

A denúncia pública do suposto envolvimento do professor num “caso amoroso” com uma aluna menor foi registada na direcção da escola no dia 04 de Fevereiro e no mesmo dia a direcção autorizou a abertura de um inquérito interno para averiguar e apurar os factos.

Categoria:Noticias