Caso da alegada manipulação de estatísticas criminais: PN reage às declarações do SG do PP e reitera que houve diminuição da criminalidade no país em 2018

«A PN reitera os dados das ocorrências criminais publicamente divulgados, que confirmam a diminuição das ocorrências criminais em Cabo Verde em 2018, na ordem dos 18,5%, isto é, menos 4.127 casos do que em 2017, a nível nacional.

Particularmente na Cidade da Praia registou-se uma diminuição das ocorrências na ordem dos 27,7%, ou seja, menos 2.388 casos», lê-se no comunicado referido.

Esclarece a mesma fonte que os dados apresentados pela PN são trabalhados pela Divisão de Operações e Informações Policiais, que possui a missão de acompanhar a evolução da situação operacional, procedendo a catalogação e registo diário dos mesmos. Elabora ainda, todos os elementos estatísticos com interesse para a atividade policial. «A PN esclarece não ter natureza política e que é uma instituição centenária, com profissionais dignos, dedicados e capazes, que trabalham diariamente para a proteção dos cabo-verdianos e melhoria do clima de segurança no País. Que ‘Servir e Proteger os cidadãos’ é a sua única missão definida por Lei, e preocupação», realça.

O Direcção Nacional da Polícia Nacional termina a sua reação às declarações do vice-presidente do PP, desafiando que os resultados alcançados até agora são fruto de todo esse esforço dos profissionais da PN e de cidadãos de bem que confiam e colaboram com a instituição para o bem de todos.

Questionamentos do PP e alegado incentivo para retirada de queixas

É de salientar que o secretário-geral do Partido Popular (PP) afirmou, no domingo,24, que os dados estatísticos sobre a criminalidade no país “estão manipulados” e que profissionais da Comunicação Social estão a ser “perseguidos e impedidos de informar” a sociedade sobre os factos.

Juvenal Furtado fez estas acusações em declaração à Inforpress, à margem da reunião quinzenal promovida pelo partido, na Cidade da Praia, considerando que “há um exagero” no que de refere à apresentação dos números, que indicam que houve uma diminuição da criminalidade em Cabo Verde.

“A criminalidade ainda persiste, os números não correspondem a verdade e não diminuíram principalmente na cidade da Praia, temos fontes fidedignas sobre casos que ainda continuam a acontecer e que não estão a ser revelados. Constatamos que há uma tentativa de silenciamento dos profissionais da Comunicação Social, que estão a ser perseguidos”, declarou o dirigente dos populares.

O ASemanaonline está em condições de avançar que muitos cidadãos corroboram com essa leitura do PP sobre as estatísticas criminais em Cabo Verde - assaltos com violência, agressão sexual e assassinatos acontecem quase diariamente e sabe-se que inúmeras pessoas dizem publicamente que foram incentivadas, em Esquadras e Comandos da PN, principalmente na Praia, para retirarem queixas sobre assaltos em que foram roubados objectos nas suas residências ou ruas.

Alguns dizem até estarem disponíveis para testemunhar que tiveram convite da Policia Nacional para anularem as queixas sobre roubos de telemóveis, TV Plasma e outros objectos, alegando que passava muito tempo sem serem recuperados e descobertos autores de tais crimes. «Isto na óptica do PP pode ter sido uma estratégia alegadamente montada pela PN para fazer baixar a estatística criminal em Cabo Verde, eliminando assim essas queixas das bases de dados», desmontam fontes próximas do Partido Popular comandado por Amândio Barbosa Vicente, que também questiona quem supervisiona e certifica as estatísticas criminais produzidas pela Policia Nacional para que possam ser credíveis.

A par disso, outros cidadãos perguntam porque a PN não publica na sua página oficial e remeter aos órgãos da comunicação social, como faz diariamente a PJ, todos os crimes que ocorrem em todas as ilhas de Cabo Verde – até agora só divulga alguns e quando quiser.


Categoria:Noticias