Nada contra o Irão. Espanha retira fragata de grupo naval dos EUA no Golfo

A ministra Margarita Robles explicou, segundo citação do diário espanhol El Pais, que o porta-aviões norte-americano 'Abraham Lincoln', que a fragata era suposto acompanhar, tem entretanto uma nova missão, que não estava prevista no plano original. E acrescentou: "Respeitamos essa decisão e, quando se voltar ao que estava prevista com a Armada espanhola, vamos continuar normalmente".
A ministra explicou ainda que, no exercício orientado para as cerimónias de comemoração dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães, concluída por Sebastião Elcano, estava prevista uma rota com 28 portos, que entretanto foi alterada com inclusão de escalas não previstas E rematou: "Tenho uma certa deformação jurídica e, quando vejo que há um desvio relativamente ao acordo, creio que é melhor suspendê-lo provisoriamente".
Por seu lado, também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Josep Borell, emitiu uma declaração no sentido de desdramatizar o significado da retirada da fragata espanhola.
A fragata 'Méndez Núñez' vai permanecer na região, mas sem entrar nas águas do Golfo Pérsico e obedece agora a um plano de retomar o seu lugar no grupo de combate encabeçado pelo porta-aviões norte-americano quando este grupo, se e quando este retomar a rota prevista inicialmente.


Categoria:Noticias