Fogo: Acidente de viação faz uma vítima mortal e 11 feridos

O acidente correu na localidade de Espigão, cuja estrada é considerada mais difícil do Fogo, por causa da sua inclinação e traçado. Os mais de uma dezena de acidentes se encontravam no local, em festejo do 14 de Maio, Dia de São José.

Conforme descreve o director do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, deram entrada no serviço de urgência 12 acidentados, sendo um em estado cadavérico e que terá falecido no local da sinistralidade devido a intensidade e magnitude de lesões e onze feridos.

Dos feridos, um de maior gravidade, com fracturas dos membros inferiores de entre outras lesões, estava um individuo do sexo feminino, que foi estabilizada e recebeu tratamento para paragem de sangramento e medidas de reanimação, e, por volta das 17:30, altura em que foi transportada para o aeródromo, encontrava-se estável.

Mas dado a problemática e todas as consequências de acidente, explica o director do hospital, a paciente (uma deficiente visual da zona da Jardim) tinha que ser transferida, sobretudo para segmento de fórum orto-traumatológico, mas adianta que está estável apesar de ter chegado com instabilidade que foi controlada depois de tratamento de emergência.

O segundo ferido transferido para hospital central e com lesões de fórum orto-traumatológica nos membros superiores, mas de menor gravidade, é um indivíduo do sexo masculino.

Pelas características das lesões, observa Evandro Monteiro, foi transferido para o hospital Agostinho Neto para dar continuidade ao tratamento, indicando que os outros nove feridos, de gravidade menores, ficam sob observação, como é de norma, durante 24 horas.

Depois, explicou o responsável, um por um, dependendo da evolução da problemática, terá alta hospitalar, ou continuará sob observando ou outro tipo de acompanhamento hospitalar.

Quando aos feridos, foram preparados para serem transferidos para a Praia no voo regular da companhia aérea, que na altura já tinha se descolado. O director do hospital disse que foi accionado, pela (17:00, outros meios e que iam ser transferidos ainda hoje para Praia.

Todo o corpo médico, enfermeiros e outros profissionais de laboratório, radiologia e dos demais serviços do hospital estiveram envolvidos no tratamento dos feridos, sendo que sete deles tiveram um primeiro atendimento no centro de saúde de Cova Figueira, Santa Catarina, e segundo o director do hospital, “na situação do género há todo um protocolo estabelecido em que todos os profissionais têm de se mobilizar rapidamente”.

Porque a vitima mortal era funcionário do sector de saúde e considerado um excelente profissional, o director do hospital aproveitou para apresentar condolências à família da vitima, observando que “todos estão tristes pelo ocorrido”.

A vítima mortal é um indivíduo do sexo masculino prestes a completar 54 anos de idade (28 de Outubro de 1965), que respondia pelo nome de Heleno Fernandes Tavares, mais conhecido por “Heleno de Avelino” ou “Blick”, era agente sanitário na localidade de Patim, de onde era natural e residente.

As causas do acidente não foram ainda apuradas, porque a PN de Santa Catarina não avançou quaisquer dados, mas falhas mecânicas, nomeadamente de travões, são apontadas pelo condutor como a provável causa do acidente. C/Inforpress

Categoria:Noticias