Governo de Cabo Verde vai reabilitar e recuperar edifícios históricos, culturais e religiosos

Conforme o governante, esta é a primeira vez que o Governo lança um projeto a nível nacional para a reabilitação de um grande número de património, ao mesmo tempo. “Queremos recuperar não só os traços arquitetónicos dos edifícios, mas também, melhorar todo o seu redor, requalificando, em parceria com as câmaras municipais, o ambiente envolvente”, afirmou Abraão Vicente.

Acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes e de uma equipa técnica durante o primeiro dia de visita, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas esteve na Igreja de São Tiago Maior, no concelho de Santa Cruz e nas Capelas de Imaculada Conceição (Flamengos) e Nossa Senhora do Socorro, ambos no conselho de São Miguel. Nestas duas últimas paragens, a visita contou ainda com a presença do presidente da câmara local, Herménio Fernandes.

“A Igreja de São Tiago Maior vai ser um ex-libris não só pelo significado que tem para a população, mas também devido ao seu sentido histórico que carrega. As obras devem arrancar na próxima semana”, adianta o governante, salientando que se enquadraram no PRRA e quer vão ajudar a traçar o itinerário do turismo religioso no país, uma vez que os edifícios terão maior dignidade e estarão aptos para receber todos os visitantes, entre população e turistas.

“Queremos criar um roteiro turístico e chamar a atenção para a nossa história a partir do património construído. A requalificação de todo o entorno irá resultar numa mais-valia para aquilo que é a oferta turística nacional”.

De referir que nesta quarta-feira, o Ministro Abraão Vicente tem agendado mais cinco edifícios, nomeadamente a Igreja Nossa Senhora da Luz, Alcatraz (São Domingos), Capela de Poilão (São Lourenço dos Órgãos), Museu da Tabanca (Chã de Tanque, Santa Catarina de Santiago) e Igreja Santa Catarina (Santa Catarina de Santiago).

Categoria:Noticias