Rebeldes atacam base militar no sudoeste da Arábia Saudita

Os Houthis, rebeldes pró-iranianos que controlam grandes áreas no Iémen, atacaram o aeroporto de Najran, onde se situa base militar, com um avião não tripulado (`drone`) Qasef-2K, atingindo um "depósito de armas", noticiou o canal via satélite Al-Masirah.

Najran, a 840 quilómetros a sudoeste de Riade, situa-se na fronteira saudita com o Iémen e tem sido repetidamente alvo dos Houthis, aliados iranianos.

Este ataque surge depois de, na segunda-feira, as agências noticiosas semioficiais terem indicado que o Irão está a aumentar em quatro vezes a produção de urânio enriquecido. As agências garantiram tratar-se de urânio de baixo enriquecimento, salvaguardado pelo acordo nuclear de 2015.

Ao abrigo do acordo nuclear, o Irão apenas está autorizado a produzir urânio enriquecido até um limite de 300 quilogramas e não exceder os níveis de baixo enriquecimento, até 3,67%.

Há duas semanas, o Irão anunciou que ia deixar de cumprir alguns dos requisitos do acordo nuclear assinado com os Estados Unidos e outros cinco países, em 2015, exatamente um ano após os norte-americanos terem anunciado que saíam do tratado, acusando o Irão de não o cumprir.

Categoria:Noticias