Economia mundial arrisca 600 mil milhões na guerra de Trump com Pequim

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) deixou esta terça-feira um aviso a Donald Trump: alimentar esta guerra comercial coma China, nomeadamente ao nível das taxas alfandegárias, poderá trazer consequências negativas não apenas para a economia norte-americana, mas também para o resto do mundo.

A organização aponta para perdas de 0,7% no Produto Interno Bruto mundial em 2021-2022. Um cheque de 600 mil milhões de dólares, 538 mil milhões de euros. Na opinião do grupo sedeado em Paris, estamos perante um cenário em que a resposta ao aumento de taxas alfandegárias de um lado com o aumento de taxas alfandegárias do outro não beneficia nem Washington nem Pequim.
No relatório com as previsões económicas mundiais divulgado esta terça-feira, a OCDE desceu a previsão para a economia global para 3,2% e, apesar de manter a estimativa de 3,4% em 2020, deixou o alerta para os muitos riscos negativos que “ensombram” a economia mundial e o bem-estar das pessoas.
“As perspectivas permanecem fracas e há muitos riscos negativos que ensombram a economia global e o bem-estar das pessoas”, indica Laurence Boone, economista-chefe da OCDE no editorial do relatório.

O relatório de hoje antecipa um crescimento do PIB mundial de 3,2% este ano, menos uma décima face ao que antecipava em março, depois da expansão de 3,5% em 2018.

Categoria:Noticias