Trump visita Japão e discute relações com Irão, Coreia do Norte e China

O presidente norte-americano encontra-se em Tóquio para uma visita de quatro dias com o novo imperador japonês, Imperador Naruhito, cujo pai abdicou da coroa no passado dia 1 de maio, e com o Primeiro-ministro Shinzo Abe. Esta é a primeira visita oficial do novo imperador nesta nova era, Reiwa, que teve o seu começo com a abdicação do antigo imperador Akihito.

Na agenda da visita estão os temas do comércio, das relações bilaterais com o Japão, e das negociações com o Irão, a Coreia do Norte e a China.
Esta dá-se num momento frágil, em que nos Estados Unidos se discute a possibilidade de destituição de Trump, dadas as investigações iniciadas pelos democratas à sua administração, e considerando os mais de 10 milhões de assinaturas apresentadas ao Congresso para pedir a sua destituição efetiva. Embora as opiniões quanto a este assunto permaneçam divididas, dado as eleições de 2020 que se aproximam e a maioria republicana no Senado que não o permitiria. 
Acordo comercial com o Japão
Relativamente ao Japão, Trump afirmou que os dois países estão a desenvolver um acordo comercial e que pretendem remover barreiras comerciais como tarifas elevadas, que provocam um desequilíbrio da balança comercial que desagrada o presidente norte- americano.

Acordaram também uma colaboração futura para enviar astronautas para o espaço, e na compra, por parte do Japão, de 105 aviões de combate F-35 dos Estados Unidos.

Abertura a negociações com o Irão

Categoria:Noticias