Cidade de Assomada acolhe II edição do International Festicoral

À imagem do que já havia acontecido durante a sua primeira edição, em dezembro de 2016, o festival é organizado pelo Orfeão da Praia. Enquadra-se na homenagem aos 161 anos do município, reunindo-se na capital do país cerca de 140 pessoas, entre coralistas, instrumentistas, coreógrafos e regentes de Cabo Verde, Brasil, Portugal, Senegal e França.

Orfeão da Praia e Festicoral

«Associação cultural sem fins lucrativos, o Orfeão da Praia (OP) vem trabalhando, desde 2009, em prol da divulgação da música caboverdiana não só na ilha de Santiago, mas também nos países d’além mar, contando desde essa altura com um número de atuações bastante significativo», diz em nota a Câmara de Santa Catarina.

Para a mesma fonte, o Orfeão da Praia sentiu-se encorajado a realizar o 2º International Festicoral Praia, face aos elogios recebidos durante a 1ª Edição. Uma ocasião em que o OP recebeu o Coro dos Antigos Estudantes de Coimbra, Portugal, composto por 52 elementos, o Acorde do Rio Grande do Norte, Brasil, com 15 elementos, o Embracanto de Maceió, Brasil, com 32 elementos, o Coro Voz d’Alma de Mindelo, São Vicente, com 17 coralistas, e ainda dois documentaristas alagoanos e um maestro/formador do Rio de Janeiro.

A primeira edição do Festicoral só foi possível com o apoio e aposta de parceiros, que conhecendo a dedicação do grupo decidiram patrocinar o evento, diga-se de passagem, o mais ousado do Orfeão da Praia.

Segundo a organização, o valor global do projeto deixou inicialmente os parceiros reticentes quanto à viabilidade do mesmo, mas fatia a fatia o orfeão constituiu o seu bolo e atingiu em pleno o seu objetivo. «O encontro com grupos congéneres muito experientes foi uma mais-valia para o Orfeão da Praia, não só no que concerne à auto-formação dos elementos que o compõem, como também à divulgação do nome do grupo, em particular, e da ilha de Santiago, no geral», conlui a Câmara de Santa Catarina.


Categoria:Noticias