Levantamento popular em São Filipe: 60 agregados familiares invadem e ocupam apartamentos do empreendimento “Casa para Todos” em Xaguate

Conforme fontes deste jornal, a situação de desemprego extremo que se vive no concelho gerido pela Càmara de Jorge Nogueira está na origem da tomada de tal decisão pelos populares.

Testemunhos oculares revelam que o momento foi exaltante. É que ainda inacabados e sem condições de habitabilidade, os apartamentos que compõem o empreendimento “Casa para Todos” no bairro de Xaguate Cima, em São Filipe, foram, esta quarta-feira, todos ocupados por 60 famílias de baixa renda. De acordo com a Inforpress, as famílias alegam ter ocupado os espaços porque estão desempregadas e sem recursos para suportar a renda de casa.

“Este espaço estava abandonado há muito tempo e servia de dormitório para muitos animais, sobretudo vacas. Encontramos os espaços sem portas, sem janelas, sem instalações sanitárias, sem ligação de água e de electricidade, mas não nos importamos. O que nos interessa é morar e fugir da renda porque estamos desempregados e não estamos em condições socioeconómicas para suportar as despesas de bens básicos e necessários”, justificam.

Segundo informações apuradas junto da nossa fonte, as primeiras famílias que ocuparam esses apartamentos, já colocaram grades nas portas e janelas e outras ainda, estão a “remediá-las” com blocos e chapas de madeira e de zinco para garantirem um mínimo de segurança.

Resta saber se a moda pega a nível nacional - o atual governo está por vender ou alugar milhares de casas construídas pelo governo de José Maria Neves em todas as ilhas de Cabo Verde, que se encontram abandonas e portas fechadas, mesmo existindo um grande deficit habitacional no país.


Categoria:Noticias