PM: Cabo Verde precisa de 7,2 milhões de euros para operacionalizar o Programa de Luta Contra Droga e Crimes Conexos

Ulisses Correia e Silva, que falava na abertura da reunião temática a decorrer hoje na cidade da Praia, que reúne parceiros nacionais e internacionais, pediu um compromisso e esforço adicional de participação no investimento para a operacionalização desse programa.

“Nós estamos a falar de montantes muito elevados: 7,2 milhões de euros. Esperamos que de facto possamos ter as contribuições necessárias para operacionalizar o programa”, disse à Inforpress o chefe do Governo, indicando que o mesmo tem objectivos e metas bem definidos, bem como os caminhos para os atingir.

De entre as metas destaque para a redução até 2022 da prevalência de substâncias psicoactivas de 7,6% para 6,8%, a diminuição até 2022 da prevalência do álcool na população de 63,5% para 61,8% e reduzir a criminalidade em 50% até 2021.

Ulisses Correia e Silva realçou o total engajamento do Governo e a total disponibilidade para a luta contra drogas ilícitas e crimes conexos.

“Desde a participação na segurança cooperativa e parceria internacional e regional para a luta contra o crime organizado transacional, acções preventivas e de combate à criminalidade urbana, o Governo de Cabo Verde tem dado provas de determinação”, argumentou o primeiro-ministro.

Entretanto, salientou que a abordagem do programa é multi-sectorial e multi actores, o que na sua perspectiva impõe necessariamente muita disponibilidade, coordenação, complementaridade e sinergia entre as instituições de saúde pública, de justiça criminal, de segurança, de inspecção económica, supervisão financeira e de inclusão social, dos municípios, das ONG, do sistema educativo, das igrejas e da comunicação social e famílias.

Segundo a mesma fonte, Ulisses Correia e Silva disse esperar que dessa reunião temática saiam resultados que permitam reforçar o combate assertivo às drogas ilícitas e álcool tanto na componente do seu consumo excessivo, quer na produção e venda desregrada.

Participam desse encontro, realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), representantes das organizações internacionais com representação em Cabo Verde e do corpo diplomático.

O PNLCDCC 2018-2023 é um dos principais instrumentos estratégicos do Governo, que visa responder de uma forma integrada e coordenada aos principais desafios que Cabo Verde enfrenta actualmente em matéria de drogas e criminalidade conexa.

Encontra-se igualmente alinhado ao Programa da África Ocidental e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Validado em Outubro de 2018, visa sobretudo um combate para a redução do nível de prevalência de situações de consumo e tráfico de droga e álcool e abrange áreas como a prevenção, o tratamento e a repressão, refere a Inforpress.

Categoria:Noticias