Cabo Verde Airlines recorre a créditos bancários: Analistas alertam para o risco de endividamento da companhia

Em comunicado, o governo anuncia que a cerimónia terá lugar, pelas 17 horas, na sala de conferências do Ministério das Finanças, na Capital, num ato a ser presidido pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Para analistas económicos, apesar de ser uma prática normal qualquer empresa recorrer a crédito bancário para financiar o arranque da sua actividade, mas advertem que o recurso da Cabo Verde Airlines – sucessora da defunta TACV- ao referido empréstimo representa também o começo de endividamento da mesma companhia de bandeira junto do BICV e Ecobank. Por isso, alertam para cautelas e controlo rigoroso na gestão da CVA, por forma a se evitar que não venha acumular dívidas como tal como aconteceu com a extinta TACV.

Entretanto, o governo entende que Cabo Verde Airlines, transportadora aérea de bandeira nacional, está a crescer de forma saudável. «Tem hoje mais aviões, mais passageiros transportados, e voa para mais destinos», lê-se no comunicado remetido ao ASemanaonline.

Conforme realça o documento, está-se perante uma mudança de paradigma, em que não são os contribuintes a financiar o funcionamento da companhia da bandeira nacional. «Estamos perante uma mudança de paradigma, pois este melhor desempenho da transportadora já não é financiado pelos contribuintes, mas sim na base do plano de negócios da empresa que demonstra a rentabilidade da mesma, sendo avaliada positivamente por instituições financeiras locais e internacionais de reconhecida competência».

A pensar nisso, a Cabo Verde Airlines vai assinar, segundo a fonte referida, uma linha de crédito, financiada pelo Banco Internacional de Cabo Verde (BICV) e pelo Ecobank, numa cerimónia a ter lugar nesta sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 17 horas, na sala de conferências do Ministério das Finanças, na cidade da Praia.

Categoria:Noticias