Arábia Saudita revela que foram utilizadas armas militares iranianas no ataque às refinarias

O porta-voz da aliança militar que combate o movimento Houthi, coronel Turki al-Malki, diz que não restam dúvidas acerca do envolvimento do Irão no ataque às refinarias sauditas e desmente que os mísseis tenham sido lançados do Iémen.

"Os resultados preliminares mostram que as armas são iranianas e estamos a trabalhar para determinar a localização", declarou Malki aos jornalistas, em Riade, para defender que "o ataque não teve origem no Iémen, como alegaram os Houthis". Os funcionários dos serviços de informações dos Estados Unidos, citados pelo New York Times, já tinham divulgado, após analisarem a sua trajetória, que os mísseis haviam sido disparados a partir do norte do Golfo Pérsico.

Turki al-Malki acrescentou que a localização exata de lançamento dos drones seria revelada em conferência de imprensa num futuro próximo.

Houthis ameaçam com novos ataques


O ataque que incendiou duas grandes refinarias da petrolífera saudita Aramco no passado sábado foi reivindicado pelos rebeldes Houthis - apoiados politicamente pelo Irão -, que mais tarde explicaram ter-se tratado de uma retaliação contra a intervenção saudita no Iémen.


Esta segunda-feira, os rebeldes iemenitas ameçaram conduzir novos ataques na Arábia Saudita.


“Temos um longo braço e que pode atingir qualquer local em qualquer momento”, declarou o porta-voz dos rebeldes iemenitas, Yahiya Saree, numa mensagem ao regime saudita.

Yahiye Saree apelou ainda a Riade para “rever as suas opções e pôr termo à agressão e ao bloqueio contra o Iémen”.

Saree, citado pela televisão Al-Massirah controlada pelos rebeldes, aconselhou as companhias e cidadãos estrangeiros a evitar as instalações petrolíferas sauditas que, garantiu, permanecem “na mira” dos Houthis.

Irão rejeita acusações
O governo iraniano negou qualquer envolvimento no ataque, mas não invalidou que vários dedos fossem apontados pelos sauditas e pelo governo norte-americano a Teerão.

Donald Trump, num tweet publicado na noite de domingo, disse que os Estados Unidos estão “carregados e prontos” para responder ao ataque, alegando saber quem é o “culpado”.

"As refinarias de petróleo da Arábia Saudita foram atacadas. Há razões para pensar que conhecemos o culpado, estamos carregados e prontos, com verificação pendente, mas estamos a aguardar por notícias do reino [saudita] sobre quem eles acreditam que foi a causa desse ataque e em que termos vamos prosseguir!", escreveu Trump.

Categoria:Noticias