Tráfico de drogas: Cabo Verde está fadado a se tornar um narco-estado?

Segundo a mesma fonte, no início de 2019, a polícia de Cabo Verde encontrou 9,5 toneladas de cocaína em um navio com bandeira do Panamá - a maior apreensão de drogas desse tipo feita no país. O navio, com destino a Tânger, Marrocos, fez uma escala de emergência na Praia após a morte de um membro da tripulação a bordo. A polícia disse que a cocaína foi escondida em 260 pacotes e todos os 11 membros da tripulação eram russos.

A localização de Cabo Verde faz dele um importante ponto de transbordo e armazenamento de drogas traficadas da América Latina para a Europa. De acordo com um relatório de 2016 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Cabo Verde liderou a lista de países da África Ocidental onde a maior quantidade de cocaína foi apreendida entre 2009 e 2014 - tanto no mar quanto em terra. Isto é seguido pela Gâmbia, Nigéria e Gana.

Em 2016, a polícia e a guarda costeira apreenderam 280 kg de cocaína de um navio com bandeira do Brasil. A polícia disse que o carregamento de drogas foi interceptado quando foi transferido para um iate com bandeira dos Estados Unidos depois que o navio ficou sem combustível. Quatro brasileiros, um cabo-verdiano e um russo foram presos durante a operação. Outros cabo-verdianos foram presos em Assomada, na ilha de Santiago. Essas apreensões também esclareceram a presença da máfia russa que opera em Cabo Verde.

Segundo um relatório da Comissão Europeia, a cocaína não está apenas a transitar por Cabo Verde - é cada vez mais utilizada no país. Em declarações à ENACT, um jornalista cabo-verdiano, que pediu para permanecer anónimo, disse que ’a toxicodependência atingiu um ritmo alarmante em Cabo Verde nos últimos anos’. No entanto, atualmente não existem dados confiáveis ​​sobre a escala da dependência de drogas ou seu impacto no país.

No início de 2019, a polícia de Cabo Verde apreendeu 9,5 toneladas de cocaína em um navio com bandeira do Panamá

As drogas estão cada vez mais associadas à violência e criminalidade em Cabo Verde. As importantes participações financeiras que sustentam o mercado ilícito de cocaína endurecem a determinação de grupos criminosos de garantir e manter suas atividades, apesar das medidas do governo.

Também é relatado que grupos criminosos ameaçam funcionários. Os que estão diretamente envolvidos na luta contra as drogas costumam evitar falar publicamente por medo de represálias. Em 2014, a mãe do principal investigador antidrogas foi morta; e o filho do primeiro ministro foi ferido em um tiroteio vários meses depois. Ambos os ataques foram ligados a uma repressão do governo às drogas.

De acordo com o Índice de Democracia da Economist Intelligence Unit 2018 , Cabo Verde ocupa o 26º lugar, logo após os EUA e o segundo na África, atrás das Maurícias. Esses incidentes, se não contidos, provavelmente mancharão a invejável imagem do país de ser um modelo de democracia.

Ao mesmo tempo, a violência relacionada às drogas poderia afetar o crescente setor do turismo. De acordo com o relatório Horwath Hotel, Tourism and Leisure de fevereiro de 2018, o turismo contribuiu com até 48% do PIB nacional cabo-verdiano em 2016.

Estas apreensões de drogas também esclarecem a presença da máfia russa que opera em Cabo Verde

Diz-se que o dinheiro das drogas está presente em toda a ilha. De acordo com uma avaliação de 2016 coordenada pela Unidade de Informação Financeira do país , Cabo Verde é particularmente vulnerável à lavagem de dinheiro relacionada ao tráfico de drogas. O estudo mostrou que os criminosos estavam usando empresas, cartórios, organizações não-governamentais e empresas imobiliárias para lavar o dinheiro.

Pierre Lapaque, chefe do UNODC para a África Ocidental e Central, disse à Al Jazeera English em uma entrevista de 2016 que dinheiro sujo foi inserido na economia e ninguém realmente sabia quanto.

Cabo Verde está envolvido em uma batalha feroz contra o narcotráfico e organizações criminosas há algum tempo. A dedicação das autoridades locais ao combate ao tráfico ilícito de drogas e ao crime organizado ganhou apoio técnico e financeiro do país de aliados estrangeiros, como França, EUA e Portugal.

Em 2018, o governo colocou em lugar de seu Programa Nacional Integrado de cinco anos para o combate à droga e crimes conexos. O programa aborda as recomendações do plano de ação da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, que visa mitigar as ameaças relacionadas ao tráfico de drogas na África Ocidental. No entanto, este plano de 6,3 bilhões de euros ainda não está totalmente operacional devido à falta de financiamento.

Cabo Verde está envolvido numa batalha feroz contra o narcotráfico e organizações criminosas há algum tempo

Cabo Verde também se beneficiou do apoio técnico do UNODC, que forneceu treinamento aos policiais para ’[reforçar] o laboratório científico da Polícia Científica através do fornecimento de equipamentos e treinamento ’.

A erradicação do narcotráfico é uma prioridade a longo prazo. Requer respostas em várias camadas e fundos substanciais. A comunidade internacional deve apoiar o novo plano de ação nacional e garantir sua implementação completa dentro do prazo determinado de 2018 a 2023.

A implementação efetiva do plano de ação impediria que o país fosse rotulado de narco-estado, o que teria um impacto negativo na estabilidade política e econômica do país, mancharia sua imagem democrática e danificaria a indústria do turismo.

Fonte: Mouhamadou Kane, Pesquisador, projeto ENACT, ISS
— -
Link: https://enactafrica.org/enact-observer/is-cape-verde-doomed-to-become-a-narco-state

Categoria:Noticias