São Vicente: PAICV inaugura sala de leitura Amílcar Cabral com 500 livros destinada a estudantes universitários

Esta biblioteca, conforme avançou o presidente do Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Alcides Graça, destina-se essencialmente aos estudantes universitários, mas também aos leitores que se interessam pela área especializada de política.

Isto porque, segundo revela a mesma fonte à Inforpress, constatou-se que há um défice nas bibliotecas, quer universitárias, quer a nível na municipal, nesta área específica. Por isso, quer com esta iniciativa auxiliar os universitários em licenciatura, mas também em mestrado e doutoramento.

A “inspiração” para se criar esta sala de leitura, ajuntou, veio então do espólio que tinham na sede, e de seguida lançaram um “desafio” aos militantes, amigos e simpatizantes e não só a doarem os livros que estariam “desperdiçados” nas prateleiras.

“E o resultado é extraordinário, ainda não é aquilo que queremos, mas penso que é um começo muito grande e estamos em condições de oferecer esta sala aos estudantes universitários em São Vicente”, disse Alcides Graça, que garantiu terem neste momento um espólio de 500 livros, que querem “triplicar” até o final do ano.

Também já pensam, segundo a mesma fonte, numa segunda fase, em que esperam adquirir um acervo à volta de cinco mil livros.

A inauguração desta Sala de leitura Amílcar Cabral aconteceu, na terça-feira 24 de Setembro, data escolhida, assegurou Alcides Graça, como uma data próxima à fundação do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a 19 de Setembro de 1959, e do nascimento de Amílcar Cabral, fundador do partido, a 12 de Setembro de 1924.

No acto estiveram presentes militantes e simpatizantes do partido e antigos combatentes da luta de libertação nacional, conclui a Inforpress.

Categoria:Noticias