Tensão agudiza-se na fronteira entre a Turquia e a Síria

De acordo com fontes oficiais, o exército prepara-se para entrar em cidades controladas pelos curdos que estão a ser atacadas pelas forças turcas, desde quarta-feira, dias depois de os Estados Unidos terem anunciado a retirada das suas tropas da região. As unidades do exército sírio estão a caminho do norte, depois de negociações entre a administração semi-autónoma curda e o governo de Bashar al-Assad, mediadas pelo Governo russo, como conta o jornalista Joaquim Reis. Este domingo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos dava conta da morte de 26 civis na sequência de bombardeamentos das forças turcas.
O observatório relatou também o ataque a um comboio de viaturas onde seguiam civis e jornalistas.
Os combates pelo controlo das cidades de fronteira continuam, com avanços e recuos, reivindicados pelos dois lados.

A agência de notícias turca avança que desde o início da ofensiva, há cinco dias, morreram 440 combatentes curdos das forças democráticas da Síria.

Também domingo a Turquia reivindicou o controlo de uma importante autoestrada, no nordeste da Síria.

Esta autoestrada é uma das mais importantes vias de comunicação no norte da Síria e dá acesso direto a várias cidades controladas pelas milícias curdas.

Num comunicado, publicado no twitter, o ministro turco da Defesa revela ainda que o exército controla todo o perímetro entre os 30 e os 35 kms da fronteira.
França pede tréguas
A França volta a pedir à Turquia o fim imediato da ofensiva iniciada há cinco dias.

Emanuel Macron esteve, na tarde de domingo, ao telefone com Erdogan e com Trump. Ao lado da chanceler alemã Angela Merkle fez saber que os dois países exigem o fim das operações militares.

Categoria:Noticias