Noticias

Catalunha. Dezenas de feridos em confrontos entre polícia e manifestantes

O Governo espanhol emitiu, no final na noite de terça-feira, um comunicado no qual assegura que "a violência está a ser generalizada em todos os protestos" contra as penas de prisão aplicadas aos líderes independentistas da Catalunha. Até agora já foram detidas mais de 50 pessoas e dezenas de agentes das forças policiais ficaram feridos.

O Executivo espanhol acredita que os distúrbios até agora causados não são fruto de “um movimento pacífico dos cidadãos, mas sim da coordenação de grupos que utilizam a violência nas ruas para perturbar a convivência na Catalunha”.

“Uma minoria quer impor a violência nas ruas das cidades catalãs”, considera o Governo, referindo-se especialmente Barcelona, Tarragona, Girona e Lleida, onde “grupos de manifestantes atacaram a sede das subdelegações”. Perante esta situação, o Governo valorizou o trabalho das forças de segurança e destacou de forma positiva a coordenação e trabalho conjunto entre “os moços de esquadra, a Polícia Nacional e a Guarda Civil”.


O Executivo de Pedro Sánchez assegura ainda que o seu objetivo “é e sempre será garantir a segurança e a convivência na Catalunha, algo que irá fazer de acordo com o seu compromisso de firmeza, proporcionalidade e unidade”.
Dezenas de feridos e detidos
O balanço provisório de incidências desde a noite de terça-feira até ao momento aponta para pelo menos 54 Mossos d'Esquadra feridos, alguns deles com fraturas e lesões consideráveis, e 18 polícias nacionais com ferimentos leves.

Pelo menos 29 pessoas foram detidas em Barcelona, 14 em Tarragona e outras oito em Lleida.

Em Barcelona houve mais de uma centena de barricadas incendiadas e, esta manhã, a presença de destroços levou a cortes nas principais ruas da cidade.
As condenações de líderes independentistas são consideradas "inaceitáveis" pela Assembleia Nacional Catalã (ANC).
Categoria:Noticias