Porto Novo/Chã de Norte: Problema na rede eléctrica condiciona actividade agrícola há sete meses

Segundo descreve a Inforpress, o furo de Chã de Norte, com 211 metros de profundidade, é equipado com um sistema que exige “muita energia eléctrica” para funcionar e, nem sempre, quando se trata de recorrer a energia convencional, a rede local está em condições de suportar a carga.

Os agricultores explicam que, quando não há sol, já que o sistema é equipado, também, com painéis solares, são obrigados a recorrer à energia convencional, através da rede pública, que, muitas vezes, não consegue suportar toda a carga.

Trata-se de uma situação que tem, nos últimos meses, condicionado a agricultora nessa zona, avisam os lavradores.

Segundo a mesma fonte, os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente, no Porto Novo, reconhecem que esse problema, que ultrapassa este ministério, tem dificultado a vida dos agricultores, razão pela qual tem estado a discutir com a Empresa de Electricidade e Água (Electra) a forma de o ultrapassar.

Em todo o caso, o furo em Chã de Norte, que beneficia mais de 50 agricultores, tem estado a funcionar desde Julho, produzindo, diariamente, 100 toneladas de água, informou o a mesma fonte, citada pela Inforpress.

Categoria:Noticias