Cabo Verde recebe formação para combater praga de Lagarta-do-cartucho de milho

Segundo a fonte deste diário digital, a formação que foi ministrada pela especialista Noelie Bambara. Teve por objetivo melhorar a capacidade dos facilitadores na gestão integrada da lagarta na produção de milho, através do desenvolvimento de programas adequadas do CEP, da promoção e disseminação do guia de controle e gestão de pragas para os facilitadores de campos-escolas do produtor/agricultor.

De acordo com um com um comunicado divulgado pela organização das nações unidas para a alimentação e agricultura (FAO), a formação foi dirigida a 20 participantes, entre agentes de extensão rural e facilitadores do CEP, responsáveis pelo treinamento de produtos

Segundo a mesma fonte, a CEDEAO e a FAO afirmam que a educação do agricultor é essencial na estratégia de gestão sustentável da lagarta-do-cartucho do milho. O Campo-Escola do Produtor ou Agricultor (CEP/CEA) é uma abordagem de educação de agricultores promovida pela FAO e por muitas organizações em todo o mundo.

“A CEDEAO quer melhorar a partilha e a comunicação sobre o conhecimento adquirido com os agricultores do espaço da CEDEAO através da organização de sessões de formação de formadores nos 15 países da sub-região”, enfatiza a mesma fonte.

A lagarta-do-cartucho do milho (LCM) continua a conquistar novos territórios fora da África Subsaariana, onde tem provocado estragos em todos os países, exceto no Lesotho. Até agora, a praga está presente em 3 continentes (América, África e Ásia). Na África Ocidental, desde o seu surgimento em 2016, está confirmada a sua presença em todos os 15 países onde os danos são observados no milho, sorgo e o arroz.

Categoria:Noticias