Coronavírus: Vice-diretor da Cruz Vermelha demitido por desvio de doações


As doações em avultado montante dirigidas às organizações humanitárias em Wuhan, até 31 de janeiro, ainda não chegaram aos que delas necessitam, relatam diversos media chineses, como a South China Morning Post.

Só em dinheiro, são mais de 3 mil milhões de yuans (mais de 4 milhões de contos), além das mais de nove mil caixas com máscaras, 70 mil fardas de proteção e 80 mil óculos de segurança.

Enquanto a Cruz Vermelha de Hubei afirma que só recebeu 36 mil máscaras, uma reportagem da CGTN, televisão nacional, mostrou que dessas houve 18 mil que foram desviadas para um hospital particular especializado em tratamentos de fertilidade e cirurgia estética e três mil foram parar a uma clínica médica, ambos na cidade de Wuhan.

A estação de TV nacional avançou ainda que a doação de legumes frescos feita pela província de Shandon, no leste da China, aos moradores de Wuhan acabou por ser vendida. O vice-diretor tem negado essa acusação.

Um vice-diretor da beneficente Cruz Vermelha a desviar alimentos e material doados em plena crise de saúde nacional…. É o homem lobo do homem a dar provas do seu "melhor"?
— -
Fontes referidas. Foto (Getty): Rua de Pequim. Portar máscaras sanitárias em público é uma das medidas que a OMS recomenda, na luta contra o surto mortal de coronavírus.


Categoria:Noticias