São Vicente: Tribunal manda para prisão cinco homens suspeitos por roubos com violência à mão armada e tráfico de drogas
Em comuncado remetido ao A Semanaonline, a Polícia Judiciária (PJ) precisa que, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM), deteve, na sexta-feira, 14, fora de flagrante delito, dois indivíduos do sexo masculino, residentes nas localidades de Espia e Cruz João Évora. Tudo por serem «suspeitos da prática, em coautoria, de um crime de roubo com violência sobre coisas, sendo um dos indivíduos suspeito, ainda, da prática, individualmente, de mais um crime de roubo com violência sobre coisas e um crime de roubo com violência sobre pessoa».
Segundo a PJ, os indivíduos em causa são suspeitos de, no passado dia 10 de Fevereiro, se terem usado da violência para arrombarem a porta da garagem de um estabelecimento comercial na zona de Monte Sossego e de lá foram subtraídos vários objetos e artigos de venda, avaliados em mais de 1.000 contos.
Ainda na madrugada do mesmo dia, um dos suspeitos terá usado do mesmo modo de atuação para cometimento de crime da mesma natureza. Desta feita, num estabelecimento comercial no Centro da Cidade do Mindelo, onde se terá apoderado de uma televisão, um equipamento de som, garrafas de bebidas e o fundo caixa no valor de 5.000 escudos.
“Esse mesmo indivíduo é suspeito de no dia 08 de Fevereiro, na localidade de Ribeirinha, se ter aproximado de uma cidadã para, mediante uso de violência, lhe subtrair objetos pessoais e uma quantia em dinheiro que carregava consigo”, acrescenta a PJ, em comunicado.
Entretanto, sabe-se que a maioria dos objetos roubados já foi recuperada pela Polícia Nacional, em cumprimento de um mandado de Busca e Apreensão. Os detidos foram presentes, no Sábado, 15, ao Tribunal da Comarca de São Vicente, que lhes aplicou Prisão Preventiva, como medidas de coação.
Outros detidos por roubos de produtos e tráfico de drogas
“Antes, na quinta-feira, 15, na sequência do cumprimento de um mandado de busca e apreensão, o DICM apreendeu, numa residência, em Ribeira Bote/Ilha de Madeira, uma certa quantidade de cocaína, vários objetos, entre os quais, documentos, armas brancas, telemóveis, computadores e demais objetos eletrónicos e deteve, em flagrante delito, dois indivíduos, de 35 e 36 anos, indiciados na prática de crime de tráfico de drogas.
Ainda um outro indivíduo de 21 anos foi detido, fora de flagrante delito, pelo DICM, na quarta-feira, 12, suspeito da prática de crime de roubo com violência sobre pessoas, cometido no passado dia 26 de Janeiro, na localidade de Bela Vista/Pedreira. Os detidos foram presentes, na quinta-feira, ao Tribunal da Comarca de São Vicente, tendo todos ficado sob Termo de Identidade e Residência (TIR).