Suspeitas de Covid-19 em São Vicente: Ministro da Saúde espera em um ou dois dias ter resposta ao caso suspeito de novo coronavírus
O indivíduo suspeito de contaminação pelo vírus, que foi na segunda-feira confirmado pelo próprio governante, já fez, segundo a mesma fonte, todos os exames que poderiam ser feitos em Cabo Verde e a amostra já seguiu para Portugal, para o Instituto Ricardo Jorge.
“Penso que entre um e dois dias já teremos o resultado da confirmação ou não deste caso”, assegurou Arlindo do Rosário, adiantando que a pessoa em causa, que a Inforpress sabe ser o escritor Germano Almeida, está a “evoluir muito bem” e está “melhor” do quadro de infecção respiratória, e por isso, acredita, que deverá ser um “caso negativo”.
O ministro da Saúde e da Segurança Social, que falava à imprensa na sequência da visita feita às obras no Hospital Baptista de Sousa, acompanhado também pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, aproveitou para apelar à população para seguirem as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.
“Nós todos vamos contribuir para que de facto tenhamos capacidade de resposta a essa emergência internacional”, exaltou Arlindo do Rosário, para quem Cabo Verde está “preparado para enfrentar emergências”.
Quanto à visita em si, o governante disse esperar ter até meados de Maio a obra do Centro de Hemodiálise concluída para ser inaugurada.
“Este é um grande investimento que trará também uma resposta para esse problema importante”, salientou a mesma fonte, que, baseando no conjunto das obras feitas no Hospital Baptista de Sousa, considerou que o país está ficando com uma “estrutura cada vez melhor” para servir a ilha de São Vicente e toda a região norte.
Uma “transformação radical” do hospital, defendeu, que “permitiu em quatro anos criar novos serviços, de equipar melhor a estrutura”, e que como disse, deixaram o vice-primeiro, que acompanhou a visita, “muito satisfeito”.
Os dois governantes visitaram na tarde de hoje obras em curso no HBS como Centro de hemodiálise, novas cozinha e lavandaria, a central de consultas e outras já terminadas como na Urgências dos Adultos e na maternidade, entre outras. A Semana com Inforpress