Porto Novo: Deslocalização da fábrica de queijo concluída dentro de dois meses – proprietário (INFORPRESS)
O processo de deslocalização da fábrica de queijo da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, para a zona de Lajedos, no interior deste concelho, iniciado em Janeiro, estará concluído dentro de dois meses.
A garantia é de um dos proprietários dessa unidade fabril, João Santos, que explicou que o acordo assinado pelo Governo com vista à transferência da fábrica para Lajedos, a 17 quilómetros da cidade do Porto Novo, foi publicado em Janeiro e que o processo está a decorrer na normalidade, devendo ficar concluído em finais de Abril/princípios de Maio.
Perante a “revolta” dos moradores quanto à localização da fábrica, em pleno cidade do Porto Novo, o Governo e os proprietários acordaram efectuar a deslocalização para o centro pecuário de Lajedos, instalações que estão em obras com vista à receber os equipamentos.
O Executivo concedeu, a título definitivo, o centro pecuário de Lajedos aos donos da fábrica de queijo, que, em contrapartida, deixam para o Estado de Cabo Verde o actual edifício onde, desde 1998, funciona essa unidade fabril, que, além do queijo, produz ainda charcutarias.
Entretanto, os proprietários pretendem apostar na instalação de uma fábrica de queijo “totalmente nova”, com equipamentos modernos, segundo João Santos.
Este empresário avançou que a intenção é “investir muitos milhares de contos” na montagem de uma unidade completamente nova, com equipamentos modernos.
INFORPRESS