Governo vai reforçar os equipamentos das Forças Armadas com cinco milhões de dólares (INFORPRESS)

O Governo vai reforçar os equipamentos das Forças Armadas com cinco milhões de dólares provenientes da cooperação com a República Popular da China, ao mesmo tempo que promete dotar a Guarda Costeira dos meios necessários para o melhor funcionamento.

O ministro da Defesa fez o anúncio esta manhã durante a abertura da reunião do Conselho Superior do Comando alargado a directores e equiparados, com o propósito de fazer o balanço de todas as actividades realizadas em 2019, de forma a apontar os ganhos, dificuldades e propondo soluções.

Luís Filipe Tavares revelou que Cabo Verde está a trabalhar com a União Europeia e vários estados membros neste capítulo e aproveitou a ocasião para reforçar a mensagem do executivo às Forças Armadas, alegando que todos os compromissos assumidos com a instituição castrense, vêm sendo assumidos, paulatinamente.

“Estou a pensar fazer convosco uma Lei de Programação Militar, para podermos ter uma noção exacta, das nossas necessidades ao longo do tempo. A Lei de Programação Militar vai-nos permitir programar as aquisições dos meios necessários para o funcionamento normal das Forças Armadas”, adiantou o governante.

Considerou ser determinante as Forças Armadas terem uma visão do que se pretende ter no futuro, tendo prometido continuar a trabalhar no sentido de melhorar as condições de vida nos quartéis, e enalteceu a “grande responsabilidade, empenhamento e determinação”, que o mesmo entendeu ser fundamental para a instituição militar.

Considerando que o Governo está a cumprir rigorosamente o seu programa em matéria de defesa, Luís Filipe Tavares foi claro em afirmar que as FA são dignas do uniforme que ostentam, do País que defendem, sublinhando que o trabalho desta instituição tem sido “muito importante” para a concretização dos objectivo constantes do programa governamental.

Desafiou os militares a serem “ousados e ambiciosos” nas suas perspectivas de futuro, de forma a trabalhar para concretizar os objectivos possíveis, afirmado que nas suas várias reuniões internacionais “Cabo Verde tem sido prestigiado, também pelas suas Forças Armadas”.

A componente Forças Armadas ou de Defesa foi referenciado pelo ministro como sendo “muito importante” para a Estratégia do Desenvolvimento Nacional do Governo 2030, visando atingir os Objectivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Categoria:Noticias