Covid-19: Cabo Verde com três casos suspeitos, segundo DNS

Cabo Verde regista três casos suspeitos do novo coronavírus, sendo duas turistas vindas da cidade do Porto (Portugal) e um cabo-verdiano que chegou da Itália, revelou hoje o director nacional de Saúde (DNS), Artur Correia.

As duas turistas, segundo a mesma fonte, estão em quarentena no Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, e o cabo-verdiano encontra-se em São Vicente, no Hospital Baptista de Sousa.

“Cabo Verde a partir de hoje eleva o nível de activação do Covid-19 para ‘risco eminente’ tendo já accionado medidas necessárias para inquerir todos os que estiveram em contacto com os três casos suspeitos do novo coronavírus”, disse.

Ainda segundo o director nacional da Saúde, Artur Correia, aos suspeitos já foram feitas recolhas de sangue que já se encontram em Portugal para diagnóstico.

“Os resultados estão previstos chegar ao país sexta-feira, 13, pelo que esperamos amanha comunicar os resultados que esperemos venham negativos”, enfatizou.

Num momento em que as autoridades da OMS declararam a Covid-19 como uma pandemia mundial, Cabo Verde de acordo com Artur Correia está a cumprir com as indicações através do sistema de vigilância, da linha Verde e de quarentena.

As turistas portuguesas, informou, chegaram a Cabo Verde no domingo já assintomáticos e começaram a apresentar sintomas na terça-feira, já o caso suspeito de São Vicente chegou ao país no dia 10.

Face as suspeita, Artur Correia apela aos cabo-verdianos a portarem-se com serenidade e tranquilidade face ao Covid-19, visto que as autoridades do País tudo estão a fazer para conter os casos e evitar que o país mude de nível de alerta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando tal denominação com os “níveis alarmantes de propagação e de inacção”.

A pandemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infectados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adoptado medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infectados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Categoria:Noticias