Santa Catarina: Maioria das lojas chinesas fechada, proprietários locais admitem encerramento

Numa ronda feita ontem, 23,  pela cidade de Assomada, a Inforpress constatou que, além das lojas chinesas de produtos alimentares, vestuários e materiais de construções, muitos bares e restaurantes locais de proprietários nacionais encontravam-se encerrados e com a aviso que vão abrir após 15 dias.

No entanto, estão abertas poucas lojas chinesas, mas em conversa com a Inforpress, alguns funcionários avançaram que as mesmas vão fechar as portas a partir de hoje, 24.

Os entrevistados da Inforpress asseguraram que estes não foram obrigados a encerrar as suas lojas, mas que alegam estar com medo, daí a razão do encerramento dos seus estabelecimentos.

Estes trabalhadores com salário mínimo nacional mostraram-se preocupados em relação ao salário, mas dizem estar mais preocupados com a saúde do que questões económicas, isto porque, segundo eles, a melhor forma de prevenção é “ficar em casa”.

Caso não vieram a receber salários por parte dos patrões, pedirão a intervenção do Governo para fazer face à esta situação.
Sónia Cabral, proprietária de um Cyber Café, avançou à Inforpress que vai fechar as portas a partir desta terça-feira e durante este período de contingência nacional decretada pelo Governo, isto porque, advogada, não quer levar a doença para casa.

Conforme a mesma fonte, o mais importante, nesse momento, é a saúde e não a questão económica, apesar de admitir prejuízos com o encerramento do espaço.

Questionada se vai manter o salário dos seus funcionários, confessou que é uma situação a analisar.

No entanto, estão abertos muitos estabelecimentos comerciais, empresas de telecomunicações, bancos comerciais, barbearias e salões de beleza, que, por prevenção, têm apostado na higienização dos espaços e na redução de número de pessoas nos mesmos, respeitando o “distanciamento” proposto pelas autoridades sanitárias.

O fechamento do comércio em Assomada tornou “deserta” alguns dos locais mais movimentados dessa cidade do interior de Santiago Norte.

Nota-se em Santa Catarina grande procura pelos “moinhos” para triturar o milho para cachupa, ‘camoca’, papa e xérem.

Em Assomada, apesar das orientações das autoridades sanitárias as pessoas continuam a usar máscaras de protecção e luvas, sobretudo, nos estabelecimentos comerciais.

Hoje, a Polícia Nacional anunciou que deteve durante este fim-de-semana 11 indivíduos por crime de resistência e desobediência, que apresentou esta manhã ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina, por incumprimento do plano de contingência da Covid-19.

A detenção dos 11 indivíduos entre proprietários de bares e clientes, sendo seis de sexo feminino e cinco de sexo masculino, aconteceu no bairro de São Bento, em Assomada.

Já no Tarrafal, onde há maior número de pensões e hotéis, alguns os operadores turísticos contactados pela Inforpress informaram que os estabelecimentos estão encerrados, mas que está garantido o salário dos funcionários pelo menos nos próximos três meses.

Entretanto, pedem ajuda do Governo, e propõem isenção de impostos e medidas para a redução da energia eléctrica e água.

Em Santiago Norte, todos os seis municípios que compõem a região – Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da Covid-19.


Categoria:Noticias