Mais de 270 cabo-verdianos em quarentena

Em comunicado, o Governo refere que foram realizadas desde segunda-feira várias operações de repatriamento de cabo-verdianos que estavam retidos no exterior, devido ao cancelamento de voos para travar a pandemia da covid-19.

Acrescenta que os cabo-verdianos que regressaram nos últimos dois dias iniciaram “de imediato” a quarentena decretada pelas autoridades “em hotéis previamente preparados, conforme as orientações das autoridades de saúde”, na Praia e na ilha do Sal.

Além disso, cerca de 7.000 turistas estrangeiros, segundo o comunicado, clientes do operador turístico TUI e que se encontravam nas ilhas do Sal e da Boa Vista, “já estão de volta aos seus países de residência”, tendo a operação terminado na terça-feira.

“Os portugueses, brasileiros e americanos que se encontravam em várias ilhas foram, igualmente, transportados para os respetivos países, em voos suportados pelo Estado de Cabo Verde, voos da TAP ou em voos partilhados”, refere-se no comunicado do Governo cabo-verdiano.

Acrescenta-se que estão a ser monitorizados eventuais casos de cabo-verdianos “que possam ainda encontrar-se retidos no estrangeiro, para os ajudar a regressar ao país”, se necessitarem.

“Da mesma forma, [o Governo] está atento a cidadãos estrangeiros que ainda possam estar no território nacional”, conclui-se no comunicado.

Dezenas de portugueses aguardam voos de regresso a Portugal nas ilhas de Santiago, Sal e de São Vicente.

Cabo Verde, que há uma semana suspendeu os voos internacionais, regista três casos confirmados da covid-19 na ilha da Boa Vista, um dos quais acabou por morrer, e outro caso na ilha de Santiago (Praia).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

O continente africano registou 58 mortes devido ao novo coronavírus, aproximando-se dos 2.000 casos em 45 países e territórios, segundo as estatísticas mais recentes.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena, estado de emergência e o encerramento de fronteiras. A Semana com Lusa

Categoria:Noticias