São Vicente com 70 pessoas em quarentena

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV) retomada pela Inforpress, Elísio Silva assegurou que desse total de 70, 19 são provenientes da ilha de Boa Vista, 18 de Portugal, seis de Holanda, três de França, uma da Bélgica e duas de Alemanha, que se encontram-se assintomáticos, ou seja, sem sintomas, o que quer dizer que “não há nenhum caso suspeito” na ilha.

Algo, que, segundo o responsável máximo da saúde no concelho, mostra que o trabalho da delegacia “tem surtido efeito”.

“Antes do primeiro caso na Boa Vista, temos vindo a seguir pessoas, temos tido informação da população, que tem ajudado muito”, sublinhou.

De quarentena está também, conforme a mesma fonte, as tripulações de duas embarcações de combustíveis das operadoras, Enacol e Vivo Energy.

“Como são barcos para transporte de combustível, a tripulação está de quarentena, mas dentro dos barcos, somente passamos a informação que não podem entrar em contacto com os trabalhadores dos portos onde vão”, asseverou.

O delegado de Saúde aproveitou para chamar a atenção de empresas para a aplicação das medidas decretadas pelo Governo, uma vez, que à delegacia tem chegado “várias queixas” de trabalhadores quanto a falta de segurança e aglomeração de pessoas.

“Os que não estão a tomar medidas, colocam em risco a saúde dos funcionários, e ao colocar em risco os funcionários coloquem em risco a saúde dos cidadãos”, reiterou, apelando a medidas de higiene como lavar as mãos.

Segundo ainda a Inforpress, Elísio Silva disse também estarem a receber “centenas de chamadas” para a linha verde, 800 11 12, estando as pessoas a serem aconselhadas a ficarem em casa e evitar possíveis contaminações.

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, confirmou hoje mais um caso positivo do novo coronavírus, desta feita na cidade da Praia, que regista assim o primeiro caso da Covid-19.

Trata-se de um cidadão cabo-verdiano, de 43 anos, residente em Achada São Filipe, que chegou de França no dia 18 e que começou a apresentar um quadro respiratório com tosse e febre, tendo o resultado do exame sido positivo.

Com este, já são quatro os casos positivos de Covid-19 em Cabo Verde, sendo que os três primeiros foram registados na ilha da Boa Vista, todos em estrangeiros, com o registo de uma morte, um turista inglês, de 62 anos, que foi o primeiro caso confirmado no país, falecido na noite de segunda-feira, 23.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 18 mil morreram.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, cujo epicentro é actualmente a Europa.

Em Cabo Verde, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena até 04 de Abril, após a confirmação positiva do primeiro caso de Covid-19 registad

Categoria:Noticias