Presidente da República declara estado de emergência com duração de 20 dias

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje, em mensagem à Nação, que decidiu declarar o estado de emergência no País, devido à pandemia covid-19, com duração de 20 dias.

“Pela primeira vez na história somos obrigados, em defesa da vida, da saúde e do bem-estar das pessoas, a usar um instrumento previsto na Constituição da República, o estado de emergência”, declarou o chefe de Estado.

Assim, o Presidente da República decretou o estado de emergência de 20 dias a partir das 00:00 horas de 29 de Março, numa declaração em que usou a língua portuguesa e o crioulo.

Na noite de sexta-feira, 27, a comissão permanente da Assembleia Nacional aprovou o pedido do Presidente da República para declaração do estado de emergência, mas antes, na quinta-feira, 26, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pediu que fosse declarada de imediato a situação de emergência no País.

A declaração, segundo Correia e Silva, iria permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção, nomeadamente a obrigatoriedade legal de as pessoas permanecerem em casa e o encerramento de serviços e empresas privadas, e a obrigatoriedade acrescida de dever de colaboração de todas as entidades com as autoridades sanitárias e de protecção civil.

Cabo Verde continua a registar até ao momento no arquipélago cinco casos positivos de covid-19 e um óbito.

Três casos foram registados na semana passada na ilha da Boa Vista, dois turistas ingleses e uma turista dos Países Baixos. Um dos turistas ingleses, de 62 anos, morrer na segunda-feira e os restantes já foram transportados para os países de origem.

Na cidade da Praia, ilha de Santiago, estão confirmados dois casos, um casal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500. Dos casos de infecção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O número de mortes em África subiu hoje para 94, com os casos acumulados a ultrapassarem os 3.200 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.


Inforpress

Categoria:Noticias