Cabo Verde regista mais sete casos suspeitos

Artur Correia precisa que, dos sete novos casos suspeitos no pais, seis são de Boa Vista e um de S.Vicente. Garantiu que testes para despiste da doença estão em curso, devendo os resultados serem anunciados até amanhã.

O Diretor Nacional de Saúde informou, no entanto, que os testes dos quatro casos suspeitos de Covid-19, anunciados na segunda-feira, 30, pelas autoridades cabo-verdianas, deram negativos.

Relativamente aos dois casos inconclusivos na Praia, a mesma fonte asseverou que está em andamento a realização de um terceiro despiste, cujos resultados serão anunciados oportunamente.

Quando ao casal infetado na Praia, garantiu que a mulher se encontra ainda sem sintomas da doença e o marido vem reagindo relativamente bem.

Diante destes dados, Cabo Verde não registou, durante três dias consecutivos, nenhum caso positivo de novo coronavírus.

Casos importados para Portugal por esclarecer

Referindo-se aos quatro casos de Covid 19 importados de Cabo Verde para Portugal, Artur Correia informou que ainda o Ministério de Saúde não obteve as informações, não obstante os contatos feitos neste sentido. Diante de questionamento de jornalistas de que cidadãos estão inquietos com o atraso no esclarecimento desta situação, o Diretor Nacional de Saúde prometeu reforçar as diligências no sentido de obter, o mais rapidamente, informações relativos a estes casos.

Artur Correia aproveitou também a ocasião para chamar a atenção de alguns cidadãos que vêm utilizando para brincadeira a recém criada Linha Telefónica de apoio psicológico a pessoas em quarentena obrigatória em espaços isolados (hotéis/hospitais) e nos domicílios, além de outros interessados em geral. Exigiu responsabilidade de todos na luta contra o Covid 19, que é um assunto muito sério, cujas consequências imprevisíveis para a saúde dos cabo-verdianos.

De salientar que Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Já a nível mundial, dados divulgados segunda-feira, 30, dão conta que a pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 35.000 pessoas em todo o mundo, incluindo quase três quartos na Europa, desde que em Dezembro apareceu na China.

Com 11.591 mortes, a Itália é o país com mais mortes no mundo, seguida pela Espanha (7.340) e China (3.304), que foi o foco inicial do contágio.

Categoria:Noticias