“Festival #NaSofá” junta mais de 70 artistas cabo-verdianos para entreter pessoas em quarentena
O festival online de música crioula será transmitido, segundo os promotores, em nota enviada à imprensa, do sofá de casa dos artistas, para a casa do espectador.
“O mundo está de quarentena, por conta da covid-19 e Cabo Verde não é excepção. A saúde pública e a sanidade mental das pessoas encontram-se em causa, e os artistas têm uma contribuição importante a dar neste momento, porém todos os eventos culturais estão suspensos, por isso como solução surge este festival virtual”.
Uma ferramenta, asseguram, de criação, de proximidade neste momento de isolamento e uma “fonte de transmissão de boas energias” e uma ferramenta de passagem de informações para” combater a solidão e o pânico causados pelo enclausuramento das pessoas.
Deste modo, de 05 a 11 de Abril, mais de 70 artistas cabo-verdianos, de vários cantos do Globo, estarão em sincronia para juntos inspirarem todos a combater e a vencer esta etapa que se está a viver.
A transmissão dos concertos será feita através das contas do Instagram de cada artista e as actuações terão a duração de 30 minutos cada.
“Inspirados por movimentos similares em Portugal e não só, a intenção é de unir forças, para criar o Festival #NaSofá e assim contribuir para o bem-estar das pessoas”, explicou a organização, adiantando ser “muito importante” o envolvimento de instituições, empresas, corpos governamentais, associações, e dos meios de informação física e digital, para que o “impacto do festival seja grande e seja de real efeito”.
Entre os nomes propostos e confirmados estão, conforme a mesma fonte, Boss AC, Calema, Mayra Andrade, Hélio Batalha, Kiddye Bonz, Elji Batzkilla, Mário Lúcio, Lura, Fattú Djakité, Dieg, Djodje, Rapaz 100juiz, Ga da Lomba, entre muitos outros.
A programação do festival será divulgada nas contas oficiais, Instagram e Facebook do projecto, nos próximos dias.
A programação do festival será divulgada nas contas oficiais, Instagram e Facebook do projecto, nos próximos dias.
Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.
Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.
Nesta terça-feira, apresentava-se como o terceiro dia consecutivo em que não se registava nenhum caso do novo coronavírus.
A nível mundial, segundo dados divulgados hoje mostram que com um total de 30.063 mortes (para 458.601 casos), a Europa é o continente mais atingido pela pandemia de covid-19.
A Itália (12.428 mortes) é o país europeu mais afectado, seguida pela Espanha (8.189) e pela França (3.523). A Semana com Inforpress