Pescadores detidos por viagem de bote de Santiago até Maio
Segundo a RCV, os dois pescadores seguiram de viagem num bote, partindo de Santiago com destino à ilha do Maio, onde chegaram desde domingo. A Polícia, as autoridades sanitárias e a protecção civil montaram uma vigia nas proximidades do local de desembarque, onde os mesmos foram surpreendidos e detidos pela polícia.
Estes homens do mar foram depois desinfetados junto com o bote e insolados com máscaras de proteção. Vão ficar em quarentena até que orientações superiores sejam dadas.
A fazer fé na mesma fonte, tanto o bote como a documentação relativo ao seu registo foram apreendidos pelas autoridades da ilha do Maio.
De salientar que os pescadores em apreço desrespeitaram as medidas decretadas no âmbito da luta contra Covid-19, violando sobretudo a proibição da viagem marítima interilha de transporte de pessoas, na sequência do Estado de Emergência vigente em Cabo Verde desde o dia 29 de Março, pondo em causa a saúde pública. A pesca não é, no entanto, proibida, desde que seja feita conforme as orientações do Governo da República.