Mário Matos comenta divulgação do estudo sobre projeções do novo coronavírus e alerta para controle de possíveis danos
Estou mal informado ou as notícias respeitantes ao estudo de projecções de infectados e falecimentos pelo Covid-19, elaborado por um consultor nacional, necessitam de reiterado esclarecimento de QUE SE TRATA DE UM CENÁRIO SEM MEDIDAS DE CONFINAMENTO, DISTANCIAMENTO SOCIAL E DE SISTEMÁTICA HIGIENE DAS MÃOS ou seja MEDIDAS QUE SE RECONHECE ESTAREM A SER CUMPRIDAS PELA MAIORIA DOS CIDADÃOS?
Por outro lado, se a intenção das autoridades sanitárias era reforçar PELO MEDO essas medidas, FOI UM ERRO CRASSO, salve opinião contrária.
Estão a contribuir para o alarme social, que pode gerar comportanentos muito graves de desestabilização psicológica e social. Parece que as autoridades sanitárias desconhecem que parte significativa dos frequentadores das redes sociais, lêem apenas as parangonas, tiram as suas conclusões e desatam a comentar, amplificando aquilo que mal entenderam.
Pelos vistos, também, não avaliaram o impacto dessa divulgação nos cidadãos emigrados e que, na sua quase totalidade, têm familiares em Cabo Verde.
Que me desculpem a frontalidade, mas tal divulgação não se enquadra no dever das autoridades de dizer a verdade. Não se trata de UM FACTO, FENÓMENO ou DADO que o Governo e as autoridades sanitárias têm a obrigação de informar aos cabo-verdianos.
Agora... controle de danos!
(Post publicado na sua página de facebook)
...
* Sociólogo e antigo deputado da Nação residente em Portugal