Dois dos três casos positivos foram importados da Boa Vista

Artur Correia, que se fez acompanhar da Presidente do Instituo Nacional da Saúde Pública, confirmou os três novos casos da Praia, mas negou precisar os bairros onde estão os infetados. Correia retifica, no entanto, informações não oficiais que circulam, asseverando que dois dos casos positivos deste Domingo são importados da Boa Vista por dois funcionários de outros ministérios que estavam ali em missão de serviço e que regressaram à Praia, com a devida autorização das autoridades sanitárias e da protecção civil. Fez questão de informar que ambos estiveram em quarentena durante 14 dias. Relativamente ao outro positivo da Capital, diz tratar-se de um paciente que foi encaminhado para o laboratório clínico do Hospital Agostinho Neto.

Questionado se as autoridades poderão decretar cordões sanitárias na cidade da Praia, Artur Correia admitiu que tudo está em aberto, defendendo que tal possibilidade vai depender da dinâmica da evolução da doença na Capital cabo-verdiana.

O Diretor Nacional de Saúde anunciou que, hoje, registou-se mais três casos suspeitos, sendo dois na Boa Vista e um no Tarrafal de Santiago.

Em relação às 37 amostras de ontem, Artur Correia garantiu que 21 das quais foram analisadas com os seguintes resultados: três foram positivos (os casos de hoje) e 18 foram negativos, incluindo um caso da Praia.

Segundo a mesma fonte, 15 outras amostras de Boa vista chegaram, este domingo, à Praia, estando já em análise. Continuam pendentes mais 19 amostras de casos da Praia.

Apelo à população

Diante dos novos casos detetados, o Diretor Nacional de Saúde voltou a apelar ás pessoas para usarem a Linha Verde 8001112 somente em apoios psicológicos no âmbito do Covid - 19 e não para fazer queixas e outras reclamações.

Artur Correu pediu ainda às pessoas que tiveram contatos com pacientes positivos de Covid - 19 para não saírem da casa, devendo ligar para Linha Verde, através da qual receberão todas as indicações sobre como devem proceder nessas situações. Isto tudo para se evitar a propagação do vírus de novo coronavírus durante as deslocações até chegarem aos estabelecimentos de saúde.

Categoria:Noticias