Cabo Verde recebe especialistas cubanos para reforçar o combate à Covid-19

Este anúncio foi feito na Cidade da Praia, no âmbito da assinatura de um protocolo que estabelece os termos em que a China oferece vários materiais e equipamentos de proteção individual a Cabo Verde.

O titular da pasta da saúde garantiu que a equipa sanitária chega na quarta-feira ao país, tendo surgido no âmbito de uma cooperação tripartida entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo. “São 33 quadros, incluindo médicos, enfermeiros e epidemiologistas, explicou o governante, acrescentando que os profissionais serão distribuídos pelas ilhas em função das necessidades", diise.

Arlindo do Rosário referiu os vários apoios que Cabo Verde tem recebido de países amigos, para fazer face à pandemia do Covid-19, designadamente União Europeia (EU), que tem disponibilizado cinco milhões de euros de imediato. “No início do próximo mês País vai receber uma grande quantidade de equipamentos, financiados pelo Banco Mundial. Quero ainda realçar a disponibilidade e um trabalho de alto nível realizado pela nossa diplomacia junto dos vários parceiros, nomeadamente da China, da Europa e de outros continentes", apontou.

Recorde-se que até este momento, Cabo Verde já tem registado 67 casos positivos de Covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 14 na ilha de Santiago e um em São Vicente. Ao nível mundial, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e 2,5 milhões de pessoas infetadas.

Categoria:Noticias