Mais um infetado na Praia e possibilidade de surgimento de vários outros casos em Cabo Verde

Este responsável de Saúde falava, esta tarde, na conferência de imprensa para atualizar os dados da evolução da doença no país. Acompanhado da presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Artur Correia anunciou que hoje,21, registou-se um novo caso positivo na Praia. Trata – se de um homem de 45 anos. Segundo ele, está relacionado com o outro caso positivo de Covid –19 da zona de Ponta d’Água. Com isto, eleva-se para 15 o número de infetados em Santiago. Destes, 12 são de transmissão comunitária (11 na Praia, um no Tarrafal) e três importados para a ilha: um de França/Portugal e dois de Boa Vista.

Relativamente às 50 amostras de São Vicente que chegaram ontem à cidade da Praia, o DNS informou que 46 deram negativas. Uma de controlo relacionada com a chinesa infetada teve resultado positivo. As outras três amostras não estão ainda analisadas.

Artur Correia revelou, por outro lado, o surgimento de mais cinco casos suspeitos, sendo três na Praia, um em Santa Cruz de Santiago e um outro na Boa Vista.

Referindo-se ao recente caso do Tarrafal de Santiago, o Diretor Nacional da Saúde informou que o indivíduo positivo desse concelho, em que ontem (segunda-feira) se disse que não tinha qualquer relação com o caso da Praia, trouxe, na sequência da investigação epidemiológica feita, uma nova informação que pode ser importante para se determinar a origem da transmissão da doença: o paciente esteve, afinal, uma semana na Praia, antes de regressar ao Tarrafal e ser identificado como positivo de Covid – 19.

Circulação do vírus Covid – 19 no país

Artur Correia dedicou uma parte da sua conferência da imprensa para falar da circulação do vírus do Covid – 19 no país, admitindo que na Boa Vista aconteceu muito antes da libertação dos trabalhadores que se encontravam em quarentena nos hotéis.

“Quero lembrar que os dois casos positivos que vieram da Boa Vista e que estavam em quarentena há cerca de 15 dias é uma prova que o vírus estava a circular na comunidade antes da reabertura dos hotéis. Ou seja, vieram antes do fim da quarentena imposta aos trabalhadores dos referidos hotéis”, contextualizou Artur Correia.

Diante dos 15 casos positivos registados na Praia e possíveis contatos no interior de Santiago, o DNS reforçou que “não há dúvidas” de que a circulação do vírus também está na comunidade, abrangendo toda a ilha de Santiago. “Não há dúvidas de que as medidas que foram tomadas, quer de contingência, quer de emergência, têm contribuído, de forma muito significativa, para que não tenhamos um boom de casos. É o que se está a verificar. Para já, a nível nacional temos apenas três ilhas afectadas: Boa Vista, Santiago e São Vicente”, acrescentou.

Mesmo assim, Artur Correia advertiu que vão surgir em Cabo Verde mais casos positivos da doença proximamente e depois do levantamento do estado de emergência, que não que pode continuar por tempo indeterminado, alertando que todos terão de apredender a convier com o vírus de Covid 19. Considerou que o importante é que todos cumpram as restrições impostas pelo Estado de Emergência para que, à semelhança do que vem acontecendo em vários países do mundo, não tenhamos um boom de casos de novo coronavírus no país. “Nós, por enquanto, não temos nenhum boom e espero que não o tenhamos, desde que aproveitemos bem do estado de contingência e de emergência e melhoremos cada vez mais o nosso comportamento, em termos de confinamento e de evitar a aglomeração de pessoas e respeitarmos os conselhos dados, conseguimos disciplinar a nós mesmos e conseguimos contribuir para que o aumento de casos seja gradual e não repentino e brusco”, pediu o Diretor Nacional de Saúde

Evolução da pandemia

É de salientar que Cabo Verde conta com 68 casos positivos, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 14 na cidade da Praia, um no concelho do Tarrafal e um em São Vicente.
Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista.

A nível mundial, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Categoria:Noticias