Estudantes cabo-verdianos em Portugal pedem repatriamento para o País

Em declarações hoje à RCV citadas pela Inforpress, Eurico Monteiro reconheceu que a situação financeira está a tornar-se mais difícil para os estudantes cabo-verdianos que ficaram privados das remessas dos familiares emigrados em outros países, que também enfrentam dificuldades nos países de residências, o que têm causado atrasos nos envios do financiamento.

Outro problema apontado por Eurico Monteiro está relacionado com o facto de muitos estudantes que trabalhavam, em tempos parciais, em estabelecimentos como restaurantes, bares, cafés, cantinas e nos centros de apoio estudantil, bem como nas associações, ficaram sem fonte de rendimento, uma vez que estes serviços estão também a “sofrer” por causa desta crise mundial.

“Este complemento de financiamento da sua estada pode ter sido, também, posto em causa”, admitiu o diplomata cabo-verdiano em Lisboa, assegurando que a Embaixada de Cabo Verde está a acompanhar esta situação, em articulação com as associações de estudantes, de forma a conseguir apoios pontuais.

Revela ainda a Inforpress que o Ministério da Educação, segundo reportou Eurico Monteiro, está a acompanhar esta situação difícil junto de vários estudantes cabo-verdianos neste país europeu.

Com o registo dos 16 novos infetados deste domingo, Cabo Verde contabiliza 106 casos de Covid -19: 53 em Santiago (50 na Praia; 02 no Tarrafal; 01 em São Domingos), 52 na Boa Vista e um em São Vicente. Registou-se um doente recuperado e um óbito na Boa Vista, inglês de 62 anos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,8 

Categoria:Noticias