Dois médicos do Hospital Agostinho Neto estão infetados, avança DNS

"Eu confirmo que há dois profissionais de saúde em quem foi detetado o vírus da covid num dos exames de ontem (sábado). São médicos que trabalham no Hospital Agostinho Neto", disse Artur Correia, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para fazer o balanço diário da pandemia no país.

O porta-voz do Governo, que também é médico, falava à imprensa no mesmo dia em que foram registados mais 16 casos de covid-19 na Praia, elevando o total para 50 na capital do país.

"Nós estamos numa fase ascendente, de facto, isto começou há poucos dias e com uma explosão de casos a partir de alguns casos já identificados, estamos a correr atrás desses contactos", explicou.

O Diretor Nacional sublinhou que os casos estão a aparecer porque 82% dos positivos no país foram detetados pelas autoridades de saúde na decorrência de investigação epidemiológica, e que os restantes 18% foram a partir de casos suspeitos.

"Ou seja, um trabalho intenso de identificar os contactos, isolar os contactos, fazer testes aos contactos. É o fruto do trabalho investigativo", sustentou Artur Correia, notando que Praia é o maior centro urbano de Cabo Verde, com quase 200 mil pessoas, e que em todas as doenças ou epidemias no país é responsável por cerca de 50% de casos.

Os 50 casos na Praia juntam-se a dois em Tarrafal e um em São Domingos, totalizando 53 em toda a ilha de Santiago, que pela primeira vez ultrapassou a Boa Vista (52) no número de casos.

A nível nacional, o Diretor Nacional de Saúde avançou que existem 107 amostras pendentes, 105 pessoas internadas em isolamento e 60 pessoas em quarentena domiciliar em várias ilhas.

Há também 336 pessoas em quarentena obrigatória, a maioria na cidade da Praia (241), prosseguiu Artur Correia, indicando que são contactos registados na sequência de casos positivos.

O representante do Governo garantiu que todas as pessoas testadas com a doença estão sem qualquer sintoma.

O outro caso positivo regista-se na ilha de São Vicente.

Um dos casos em Cabo Verde, um turista inglês de 62 anos - o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outro dos doentes já foi dado como recuperado, na cidade da Praia.

Desde 18 de abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que não vai prorrogar o estado de emergência nas seis ilhas sem casos confirmados da doença - Maio, Fogo, Brava, Santo Antão, São Nicolau e Sal -, que termina às 24 horas de hoje.

Nestas ilhas, haverá, a partir de segunda-feira, "um abrandamento e encurtamento das medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias", designadamente "no que respeita à liberdade de circulação e ao funcionamento de serviços públicos e privados, mantendo-se as demais medidas restritivas previstas na lei".

Nas três ilhas com casos positivos - São Vicente, Boa Vista e Santiago - o estado de emergência foi prorrogado, também desde 18 de abril, mas neste caso até às 24 horas de 02 de maio.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Categoria:Noticias