Forças Armadas negam boato sobre transporte de civil no percurso Boa Vista – Santiago

As Forças Armadas de Cabo Verde (FACV) negam o boato de que a Guarda Costeira tenha transportado qualquer civil no percurso ilha da Boa Vista – Santiago, ou dessa para outro destino do país.

Este posicionamento vem na sequência de algumas publicações partilhadas nas redes sociais, que segundo as FACV são baseadas em especulações e falsos fatos sobre uma alegada ‘boleia’ da Boavista para a ilha de Santiago dada a uma senhora, numa embarcação da Guarda Costeira.

“A Guarda Costeira de Cabo Verde, em momento algum, efetuou transporte de qualquer civil, no percurso ilha da Boavista/ ilha de Santiago, ou daquela para outro destino do país, pelo que os posts que se referem a uma alegada “boleia” solicitada por quem quer que seja não passa de uma informação falsa e maldosa, sem correspondência com fatos reais”, avançam as Forças Armadas num comunicado.

No mesmo documento as FACV frisam que, neste quadro de emergência, a Guarda Costeira de Cabo Verde tem cumprido com zelo e toda a dedicação as suas atribuições no âmbito das operações que vem realizando, nomeadamente patrulhas e fiscalização marítima, incluindo a do tráfego interilhas, bem como controle e abordagem de embarcações, operações de busca e salvamento, além de transporte de militares, e material diverso para acudir as necessidades de emergência e sanitárias.

O transporte de pessoas ou material, nos termos das normas aprovadas para o Estado de Emergência, só pode ser feita mediante autorização das autoridades competentes e em estrito cumprimento com as regras de empenhamento, previamente aprovadas.

Categoria:Noticias