Cabo Verde regista mais dois casos positivos e morte de uma mulher na Praia

No momento em que o Chefe do Estado prorrogou o estado de emergência em Santiago e Boa Vista por mais 12 dias, o país regista mais dois casos positivos no Concelho da Praia, tendo um dos quais resultado num óbito na tarde de hoje,01. A vítima, que esteve internada no Hospital Agostinho Neto, é, segundo Jorge Barreto, uma mulher de mais de 90 anos de idade, que também padecia de outras doenças. O outro novo infectado por Covid -19 na Capital é, garante a mesma fonte, um jovem, que se encontra, no entanto, estável num dos espaços de isolamento hospitalar da Capital.

Com estes novos dados de hoje, o país soma agora 124 casos confirmados acumulados, dois óbitos e 18 doentes recuperados. A ilha de Santiago segue em frente com um total de 65 casos de novo coronavírus.

Além destes dois casos positivos desta sexta-feira, Barreto informa que, das 148 amostras analisadas, tiveram resultados negativos 83 amostras da Praia, 05 de São Lourenço dos Órgãos e 59 de Boa Vista, sendo 14 de casos em seguimento que ficarão de alta médica.

O director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social informa, por outro lado, que, esta sexta-feira, registou-se mais quatro casos suspeitos, sendo dois na Praia e outros dois em Santa Catarina de Santiago.

Jorge Barreto anuncia ainda que estão em quarentena 307 pessoas na Cidade da Praia, 15 em Santa Catarina de Santiago, 54 no concelho do Tarrafal da mesma ilha, cinco em São Filipe (Fogo) e 24 na Ilha de São Vicente.

Dois mortos e mais de uma centena de infetados

Com os dois casos positivos confirmados hoje, Cabo Verde conta actualmete com 124 casos acumulados da Covid-19, sendo 65 na ilha de Santiago (62 na Cidade da Praia, dois em Tarrafal e um em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente (incluiu-se agora com a nova actualização da lista de infectados a filha e o esposo da chinesa contaminada pela mesma doença).

Dos casos confirmados, registou-se dois óbitos (um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma mulher de mais de 90, que faleceu, nesta sexta-feira,01 de Maio, na Praia). Este último é o primeiro caso de morte registado na Capital cabo - verdiana. Conforme ainda os dados oficiais, ficaram já recuperados 18 doentes.

A nível mundial, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infectou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios desde o início da epidemia no final do ano passado. Entre estes casos, pelo menos 987.400 foram considerados curados.

Categoria:Noticias