Mais dois profissionais de saúde com coronavírus

Em resposta a uma pergunta de jornalistas na conferência de imprensa de hoje,02, o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério de Saúde e da Segurança Social confirmou que, entre os 29 casos positivos de Covid -19 deste sábado, há dois profissionais de saúde. Jorge Barreto precisa que um deles é um psicólogo, que trabalha no Hospital de Trindade, na Praia.

Com esses dois novos casos, aumenta para seis o número de infetados por Covid -19 a nível de profissionais de saúde em Cabo Verde, abrangendo médicos, enfermeiros e auxiliares do Hospital Agostinho Neto e agora um psicólogo do Hospital da Trindade.

Segundo a mesma fonte, esses novos casos foram detectados na sequência de um rastreio massivo realizado a nível da classe médica e pessoal auxiliar, devido a infetados e suspeitos de Covid -19 verificados anteriormente e agora nos dois estabelecimentos hospitalares e não só.

Polícia segundo grupo profissional mais afetado

Além da classe médica, equiparados, enfermeiros e pessoal auxiliar, o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério de Saúde e da Segurança Social asseverou que a polícia é o segundo grupo profissional de risco mais afectado pelo Cavid -19 em Cabo Verde. Aliás, pelo menos cinco agentes da Polícia Nacional foram dados como infetados pelo novo coronavírus no país, segundo o Diretor Nacional declarou à Rádio Nacional, na semana passada.

Emanuel Estaline Moreno tinha avançado que mais de uma vintena de agentes da PN estavam, no entanto, em quarentena, aguardando os resultados dos testes de despiste de novo coronavírus na sequência de supostos contatos com infetados confirmados. O Ministério da Saúde e da Segurança Social não revelou, este sábado, se mais policiais foram contaminados pela doença. Contudo, estão ainda 227 amostras pendentes.

O superintendente geral da Polícia Nacional não escondeu que os cinco casos confirmados de Covi -19 criaram algum constrangimento no seio da corporação. Assegurou, no entanto, que a instituição vai reforçar o cumprimento das restrições impostas pelas autoridades sanitárias para evitar mais contágios entre os policiais.

Emanuel Estaline Moreno fez, por outro lado, um balanço positivo da actuação da Policia Nacional no âmbito do Estado de Emergência, informando que mais de 200 viaturas foram, na semana passada, apreendidas por incumprimento das medidas decretadas. Asseverou que a PN vai reforçar a sua intervenção para fazer cumprir a lei.

Categoria:Noticias