Câmara municipal acusa PAICV de estar a incentivar construções clandestinas em Alto da Glória

Em declarações à Inforpress, Manuel Vasconcelos disse que a actuação e o comportamento das pessoas estão a demonstrar que o PAICV está por detrás disto tudo, incentivando construções clandestinas.

“Não é normal no mundo de hoje ver pessoas a desacatar as autoridades desta forma, construindo à luz do sol. Tudo são manobras do PAICV para enganarem, talvez, os incautos. Temos a certeza absoluta que estão por detrás disto tudo. Já deram até conferência de imprensa incentivando as pessoas a fazerem construções clandestinas”, defendeu.

Este autarca frisou ainda que dizer que a câmara municipal não tem lotes disponíveis para pessoas vulneráveis “não é verdade”.

“É falso. O PAICV tem andado distraído porque a autarquia já aprovou cinco planos de terrenos que cedemos a pessoas vulneráveis. Até ao momento já foram distribuídos 12 mil lotes e o PAICV deveria saber isso”.

Em termos de acção social, Manuel Vasconcelos afirmou que nenhuma outra equipa camarária teve na cidade da Praia os projectos que a câmara da Praia tem nesta área.

“Basta ver a Casa do Abrigo, temos também o projecto social Primavera para dar atenção a crianças deficientes. Não é verdade a mensagem que o PAICV tem passado. A mensagem é que, efectivamente, estão incentivando as pessoas para desacatarem as autoridades e para construírem à revelia”, prosseguiu.

O vereador lamentou ainda o facto de ao invés das pessoas ficarem em casa “que é um tema que está sobre a mesa neste momento para evitar contaminação e propagação da covid-19, estão pessoas a saírem para irem construir em plena luz do sol, sem distanciamento social”.

“Isto é uma aberração total e nós não compactuamos com isto e estamos a tomar medidas, analisando caso a caso. As pessoas são o nosso centro e a nossa imagem. Os investimentos que já fizemos até hoje, e avultados, são para criar condições de vida para que as pessoas vivam felizes no nosso município”, disse.

Manuel Vasconcelos informou ainda que a câmara municipal tem planos urbanísticos aprovados em São Pedro Latada, Prainha, Palmarejo Baixo, Palha Sé e neste momento está a terminar para lançar concurso em Achada Mato, um plano que, conforme revelou, vai disponibilizar lotes para jovens.

“O PAICV fugiu do seu razoável. Não podemos deixar as pessoas continuarem a construir porque senão vai inviabilizar o plano urbanístico que estamos a fazer em Alto da Glória que é um projecto para atribuirmos 361 lotes a pessoas vulneráveis”, finalizou.

O PAICV condenou esta segunda-feira a prática de alegada demolição de habitações na Cidade da Praia, em plena crise, considerando ser “desumano a atitude” da autarquia neste sentido.

A posição foi manifestada pelo secretário-geral adjunto do PAICV, Samilo Moreira, reagindo às informações veiculadas na comunicação social sobre a demolição de uma barraca ilegal no bairro do Alto da Glória.

A Câmara Municipal da Praia reagiu negando ter deixado qualquer família desamparada e que não faz demolição de barracas sem a devida articulação prévia com o Departamento de Acção Social.

Entretanto, o PAICV repudiou a “atitude” condenando a “demolição de habitações, promovida pela Câmara Municipal da Praia”, em pleno estado de emergência, “pela forma como foi feita”.

Segundo Samilo Moreira, essa demolição, nos termos em que foi feita, “deixou uma família que é carenciada, desprotegida e ao relento”, totalmente “exposta a todos os tipos de risco”, inclusive à ameaça da covid-19, no momento em que o Governo recomenda a todos para ficar em casa. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias