Pandemia chega Santa Cruz com mais 11 casos positivos registados em Santiago
Com os 11 casos desta sexta-feira, o país contabiliza 326 infetados por Covid -19, sendo 267 em Santiago. A doença, que já propagou por quatro concelhos, está agora na iminência de chegar aos demais municípios: Ribeira Grande de Santiago, Calheta de São Miguel, Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.
Referindo-se aos dados de hoje, o Ministério de Saúde e da Segurança Social precisa que, das 81 amostras analisadas nas últimas 24 horas, 35 eram da Praia. Destas, oito deram resultados positivos e 45 negativos. Já em Santa Cruz, uma única amostra analisada resultou num caso positivo, o primeiro registado neste concelho de Santiago Norte. O município de São Domingos tem agora quatros casos positivos, ao somar hoje mais dois novos, de um total de nove amostras analisadas. As restantes sete deram resultados negativos. O mesmo aconteceu com as seis amostras de São Lourenço dos Órgãos.
Segundo a mesma fonte, duas outras amostras ficaram pendentes, de um total de 81 analisadas. Realizou-se ainda 10 amostras de controlo de seguimento de casos positivos.
«A maioria dos casos confirmados encontra-se com evolução favorável, continuando um dos doentes em estado crítico. Reforçamos o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID19. Contamos com a colaboração de todos», disse em comunicado o Ministério da Saúde e da Segurança Social.
Cabo Verde regista até agora 326 casos de Covid-19 acumulados, distribuídos pelas ilhas de Santiago (267, sendo, 260 na Praia, dois no Tarrafal, quatro em São Domingos e um em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).
Conforme os dados oficiais, o país regista 67 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infectou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.