Cabo Verde em ponto estacionário

A radiografia da evolução epidemiológica da COVID-19, das últimas cinco semanas, apontam para uma situação estacionária, graças às medidas tomadas no marco do Estado de Emergência.

Que, na Ilha de Santiago, já vai no seu quarto prolongamento, com fim marcado para 29 de Maio.

Falando para a Imprensa, na tarde de segunda-feira, 18, na Cidade da Praia, no já tradicional encontro – quase! – diário com os jornalistas, o director Nacional da Saúde, Artur Correia, diagnosticou que a evolução epidemiológica da COVID-19 – no Arquipélago – está estacionária, sustentando que os dados das últimas cinco semanas apontam para “um travão à livre circulação” do novo Coronavírus, graças às medidas em pauta – decorrentes do Estado da Emergência.

Correia garante que “não há um aumento brusco de uma semana para outra”, argumentando que “a taxa de ataque” de COVID-19 no País fixa-se em 0.6 por mil habitantes, à excepção dos  municípios da Praia e da Boa Vista, onde estão em 1.5 e 2.8, respectivamente.

O desafio, agora – remarca Correia -, é manter a taxa a nível de 1, tentando baixá-la para -1, de modo a “travar” o avanço da Epidemia.

E isso é possível, graças à experiência já encaixada.

Aliás, Artur Correia, entende, releva e destaca que “o estado estacionário” só foi possível atingir, graças ao envolvimento e colaboração da população – dos mais diversos pontos de Cabo Verde -, aliado aos vários agentes que estão no terreno a combater, incansável e tenazmente, este novo Coronavírus.

Portanto, o foco mesmo é “derrubar” COVID-19, cujo epicentro está, agora, no Município da Praia, depois de morar, durante algum tempo, na Ilha da Boa Vista.

Atingida a “situação estacionária”, que é – ainda! – só meio-caminho, o foco é “derrubar” COVID-19.

E isso é mesmo possível…desde que “não baixemos a guarda”.

Nem atiremos foguetes desnecessários, antes do devido tempo.

2- Boa Vista – quase! – “livre”

O prognóstico – que é, também, a grande aposta – das autoridades sanitárias cabo-verdianas é a de que a Ilha da Boa Vista esteja “livre” de COVID-19 até ao final desta semana.

Desde há – quase! – quatro semanas que não regista nenhum caso positivo. Os testes feitos, felizmente, só deram negativos.

Mantém, todavia, internado dois doentes. Com a alta médica destes últimos pacientes – previstos ainda para esta semana! -, a “Ilha das Dunas” proclama-se “livre” da Epidemia.

Mas, para tanto, os internados têm de se acusar negativos em dois testes.

O primeiro caso na Boa Vista foi registado, precisamente, faz esta terça-feira, 19, dois meses, e a última anotação data de 27 de Abril.

Categoria:Noticias